O presidente Fábio Bittencourt representa o Judiciário alagoano no XVI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em São Luís, no Maranhão. A abertura do evento ocorreu nessa quarta (30) com conferência magna do ministro Flávio Dino, que abordou o tema "Jurisdição Ambiental e o Supremo Tribunal Federal".
O intuito do encontro, que prosseguirá até 2 de agosto, é debater temas estratégicos para o futuro da Justiça brasileira, com diálogos relacionados à sustentabilidade, democracia digital e direitos das comunidades tradicionais.
Nesta quinta-feira (31), os participantes discutem a jurisdição constitucional e proteção dos povos indígenas, com a conselheira Daiane Nogueira de Lira. Os ministros Reynaldo Soares da Fonseca e Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também apresentarão os principais desafios e soluções para a promoção da Democracia Digital no Poder Judiciário.
A conselheira Daniela Madeira abordará a governança da inteligência artificial no Poder Judiciário, a partir da Resolução nº. 615 de 11 de março de 2025 do CNJ.
O Plano de Descarbonização dos Tribunais de Justiça também estará entre as principais pautas do evento. Com exposição do conselheiro Guilherme Guimarães Feliciano, serão debatidos o Programa Carbono Zero do CNJ e o papel do Judiciário para a preservação socioambiental.
Está prevista, ao final do evento, a elaboração da "Carta Lençóis Maranhenses", documento que consolidará os principais encaminhamentos do encontro.
Confira aqui a programação completa.
Fotos do evento podem ser conferidas aqui.
Dicom TJAL, com informações do TJMA
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.