Ana Paula Lins
Gestores da rede estadual de ensino participaram da aula inaugural do curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM). O evento ocorreu na tarde dessa quinta-feira (31), no recém-inaugurado Observatório da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), localizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos; do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt. A solenidade foi transmitida pelo canal do MEC no Youtube pelo link https://youtube.com/live/Wqqch7OeUOE?feature=share.
Uma parceria entre o MEC e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso é voltado para gestores escolares e coordenadores pedagógicos que atuem em escolas públicas de ensino médio e visa promover a melhoria contínua da qualidade da oferta educacional e implementar a Política Nacional do Ensino Médio (PNAEM), a qual foi instituída há um ano por meio da Lei no 14.945, de 31 de julho de 2024.
A formação
Ofertada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) – programa de educação à distância do MEC – em colaboração com as 27 Secretarias Estaduais de Educação e 27 instituições de ensino superior, a formação ofereceu 9.420 vagas para todo o Brasil, das quais 575 para Alagoas.
“O ensino médio viveu muitas mudanças nos últimos anos e esta especialização proporcionará aos gestores e coordenadores pedagógicos de todo o país o diálogo e a troca de experiências, permitindo que estes educadores se preparem para este novo olhar para a Educação e nossos estudantes. Para nós, é uma honra que Alagoas tenha sido escolhido para a aula inaugural do curso”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
A coordenadora-geral de ensino médio do MEC, Valdirene Alves explicou como o curso foi concebido. “Ele foi gestado por pessoas do quadro e deve contemplar a realidade de cada escola pública desse país”, contou.
Já a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, adiantou que, além da especialização iniciada nesta quinta-feira, o ministério vai oferecer novos cursos para os professores de ensino médio na plataforma AVAMEC – ambiente virtual de aprendizagem do órgão.
“Nossos professores, ao se depararem com a nova estrutura do ensino médio e a necessidade de saber lidar com as necessidades da nossa juventude, sentiram que precisavam de formação para esta nova realidade. Por isso, estamos lançando mais cinco cursos na plataforma AVAMEC para os professores do ensino médio, sendo o primeiro voltado para os que atuam na área de ciências humanas”, disse Kátia, destacando que as formações conectam a Educação Básica e o ensino superior.
Há 15 anos na Escola Estadual Tarcísio de Jesus, de Maceió, Clesiane Faustino é uma das gestoras cursistas da formação que, segundo ela, chega em bom momento. “Para nós é um marco histórico. Estou gestora, trabalho com alunos do ensino médio e sinto essa necessidade de ampliar esse conhecimento e ter um entendimento maior da vivência desse jovem no ambiente escolar”, observou a educadora.
Parceria
Também presente ao evento, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, elogiou a iniciativa e falou da parceria entre a universidade e o Governo de Alagoas no fomento à inovação no ambiente educacional. “O prédio do Observatório da Rede de Inovação para a Educação Híbrida, o RIEH, é um espaço privilegiado do ponto de vista do desenvolvimento de tecnologias educacionais, contribuindo para a qualidade da Educação do ensino fundamental ao médio. Ele também simboliza uma grande rede de cooperação que está espalhada em todo o território nacional sob responsabilidade do MEC. Órgãos como a Seduc [ Secretaria de Estado da Educação], a Secti [ Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação] e a Fapeal [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas] são nossos parceiros neste sistema de inovação que vai trazer tecnologias educacionais diferenciadas para o nosso estado”, observou Tonholo, lembrando que dois espaços similares já funcionam no Ginásio Lauthenay Perdigão, em Maceió, e no Planetário de Arapiraca.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.