OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

25/09/2018 às 14:30

Candidatos de Alagoas são sabatinados nesta terça e quarta na Ufal

Ascom Ufal

As próximas sessões de sabatinas do projeto “Fala candidato!” acontecerão nesta terça (25), e quarta (26), no auditório da Reitoria, a partir das 18h30 e encerramento às 21h. O evento de hoje contemplará os candidatos a deputado estadual e federal, com os convidados Ana Pereira (PT), Gustavo Pessoa (Psol), Richard Manso (Podemos), Emerson Mamede (PCdoB), Hemerson Casado (PP) e Tereza Nelma (PSDB). 

Já amanhã, quarta, será a vez da sabatina com os candidatos a governador do Estado. Os convidados foram Basile Christopoulos (Psol), Josan Leite (PSL), Pinto de Luna (Pros) e Renan Filho (MDB). O debate será mediado pela jornalista e coordenadora de comunicação da Assessoria de Comunicação da Ufal, Lenilda Luna, e conta com a presença dos debatedores: os professores Elias Veras, Francisco Rosário, Geórgia Cêa e Magno Francisco. 

Contando com a colaboração de docentes da Ufal para elaboração do primeiro bloco de perguntas e com a participação da plateia no bloco seguinte, o evento promove o debate entre os candidatos com a comunidade acadêmica de forma que os temas debatidos sejam de interesse público. “A Universidade é um espaço democrático e aberto para a construção dos saberes. Realizar eventos como esse vislumbra que o ensino, a pesquisa e a extensão sejam dinamizados e vivenciados na práxis cotidiana universitária" afirma Manuela Callou, coordenadora do evento e do curso de Relações Públicas na Ufal. 

Sobre o projeto 

A série de sabatinas do “Fala Candidato!” está sendo realizada na Universidade Federal de Alagoas desde o dia 17 de setembro. O projeto é idealizado e executado pela coordenação do curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), numa parceria com a Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp), a Agência Júnior Comunique-se, o Coletivo Plural e com os centros acadêmicos de Direito Guedes de Miranda e Gestão Voz Ativa. 

A primeira sessão foi com candidatos aos cargos de deputado estadual e federal pelo estado de Alagoas. Estiveram presentes os Bruno Toledo (Pros), Heloísa Helena (Rede), Jó Pereira (MDB), Judson Cabral (PDT), Lu Araújo (Psol), Riso Costa (Psol), Sandra Lira (PT), Tibério Rocha (Novo) e Othoniel Pinheiro (PT). A mediação do debate foi feita pelo professor do curso de jornalismo Júlio Arantes Azevedo e na mesa de honra, o professor e vice-reitor da Ufal, José Vieira, flou sobre a importância do evento. 

Para a sessão desta terça com os candidatos aos mesmos cargos as coligações receberam convites por e-mail e indicaram os nomes que vão participar, considerando a capacidade do auditório e a configuração do evento, comportando, no máximo, seis candidatos. 

Já na última quinta-feira (20), aconteceu a segunda sessão e os sabatinados foram os candidatos ao senado. Todos foram convidados e compareceram Rodrigo Cunha (PSDB), Osvaldo Maciel (PCB), Sérgio Cabral (Patriota), Cícero Albuquerque (Psol) e Flávio Moreno (PSL). O debate foi mediado pela jornalista e coordenadora da Assessoria de Comunicação da Ufal, Lenilda Luna e contou com a presença da reitora Valéria Correia, que falou sobre a importância da existência deste espaço e da iniciativa da organização do curso de Relações Públicas. Os debatedores da sessão foram a diretora do Núcleo de Acessibilidade da Ufal, Neiza Fumes, a coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa, Luciana Santana e o corregedor seccional da Ufal, Adriano Nascimento. 

Temas como economia alagoana e federal, tendo como ênfase as dívidas públicas do Estado, questões étnico-raciais a partir dos dados de violência urbana e encarceramento, liberdade ideológica no exercício do ensino nas escolas a partir do projeto conhecido como “Escola sem Partido” e questões rurais foram postas para discussão. 

Também foram levantadas questões urgentes da política brasileira como a reforma da previdência e a PEC 95, sobre o teto dos gastos públicos. A ideia é que cada candidato apresente seus posicionamentos e propostas de forma clara e objetiva acerca destes pontos, além de se apresentarem à comunidade acadêmica.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.