OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de maio de 2024

Notícias

09/04/2019 às 12:38

Dia Mundial da Saúde é comemorado em Arapiraca com mutirão de serviços para a população

Serviços gratuitos marcam Dia Mundial da Saúde Serviços gratuitos marcam Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi comemorado com  um mutirão de serviços oferecidos à população, gratuitamente, na Praça Luiz Pereira Lima, no  Centro, na manhã desta segunda-feira (8).

O espaço público foi ocupado por 10 tendas, com a prestação de diversas ações de saúde. Organizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, o evento contou com a parceria de vários órgãos municipais, estaduais e privados, que também se estenderam à Casa da Cultura e Escola de Belas Artes.

Casal de aposentados aprova os serviços ofertados pelo Município

A população atendeu ao chamado para os cuidados e prevenção com a saúde e compareceu à praça. O casal de aposentados Luzinete Maria dos Santos, 71, e Paulo Gomes, 82 anos, moradores do bairro Teotônio Vilela, aproveitaram a ida ao centro para realizar teste de glicemia, colesterol e aferição de pressão arterial.

“Eu acho uma ótima iniciativa da Prefeitura. A gente faz os exames e já sabe do resultado na hora. E ainda recebe as orientações para cuidar melhor da nossa saúde”, afirmou Luzinete Maria.

Além dos testes que o casal foi submetido, outros serviços estiveram na relação de atividades. Entre eles: teste rápido de HIV, Sífilis e hepatite; distribuição de preservativos e orientações de prevenção das IST; e imunização.

Grupos de profissionais prestaram orientações sobre:  combate aos criadouros do Aedes aegypti; prevenção dos cânceres de mama e útero; saúde bucal e rastreamento do câncer oral; uso seguro dos agrotóxicos; primeiros socorros; resíduos sólidos e recicláveis; programas da assistência social; travessia segura na faixa de pedestre; e Blitz Educativa Lei Seca

Entre os parceiros da ação, Detran, através da Coordenação da Lei Seca

A coordenadora de Promoção da Saúde, Fátima Ramalho, destaca importantes parcerias para a realização do evento, junto ao município. “Uma ação grandiosa como essa, de benefício direto para os arapiraquenses, não podemos deixar de valorizar a contribuição das equipes envolvidas”, destacou.

Parceiros

Coordenações da Secretaria de Saúde; Secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Cultura, SMTT, CCZ, Cerest, CTA, Caps, Saúde Bucal, PNI, Tiro de Guerra, Detran – Coordenação da Lei Seca e programa de segurança viária para motociclistas, Coordenação do curso de Medicina da Ufal, Ceproal, Escola Santa Bárbara, Sesc, Escola Premen  e Samu.

“Outras empresas que também colaboraram são a Tio Vieira e a Tapioca Tio Francisco. Ainda ressaltamos o apoio do mestre Afrísio Acácio, que sempre abre espaço no Projeto Cultura na Praça para divulgação de ações da saúde”, completou Fátima Ramalho.

Fonte: Ascom Arapiraca


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.