OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

18/11/2020 às 16:37

Artesãos do Pontal da Barra comercializam suas peças em hotéis de Maceió

Iniciativa ficará disponível durante toda a alta temporada no período de quinta a domingo, das 8h às 14h Iniciativa ficará disponível durante toda a alta temporada no período de quinta a domingo, das 8h às 14h

Letícia Cardoso

Com a proximidade da alta temporada, artesãos alagoanos da Associação do Pontal da Barra ganham um espaço no hall de cinco hóteis da capital Maceió para expor e comercializar seus produtos, que têm como base o bordado filé, considerado Patrimônio Cultural Imaterial do estado. A ação é apoiada pelo programa Alagoas Feita à Mão, conduzido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Em mais uma estratégia para divulgação e fortalecimento do artesanato do estado, a iniciativa garante com que as produções alagoanas sejam levadas para os turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. As peças podem ser encontradas nos hóteis Tambaqui Praia, Mercure, Vistamar Maceió, Jatiúca Suits Resort e SoftIn Maceió, no período de quinta a domingo, das 8h às 14h. 

"Em espaços como esse conseguimos divulgar o nosso trabalho e também o nosso bairro. Estamos às margens da Lagoa Mundaú, seguindo a tradição e bordando o filé em peças como redes, enfeites de mesas, roupas e bolsas, por exemplo. Dessa forma, valorizamos nosso espaço e a nossa cultura”, expõe Adriana Gomes, presidente da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra. 

Como consequência da menor circulação de turistas devido a pandemia da Covid-19, o bairro Pontal da Barra também teve o movimento reduzido, o que afetou o comércio local e a venda de artesanato - principal fonte de renda para os mais de 500 associados ao grupo. 

“Nossas ações são pautadas no fomento e divulgação do nosso artesanato. Mostramos uma Alagoas que é feita à mão e conta histórias a partir de cada peça feita. O bordado filé é uma tradição do Pontal seguida há anos, rica em história e beleza”, salienta Daniela Vasconcelos, gerente de Design e Artesanato da Sedetur. 

Quais os hotéis em que os artesãos se encontram? 

Tambaqui Praia Hotel

R. Eng. Mário de Gusmão, 176 - Ponta Verde

Mercure Hotel 

Av. Dr. Antônio Gouveia, 627 - Número 627 - Pajuçara

Vistamar Maceió Hotel

Av. Dr. Antônio Gouveia, 361 - Pajuçara

Jatiúca Suits Resort by Salviero Hotéis

Av. Roberto Mascarenhas Brito, 666 - Cruz das Almas

SoftIn Maceió

R. Eng. Mario de Gusmão, 988 - Ponta Verde

Peças do artesanato de Alagoas também podem ser encontradas no site www.galeriaalagoasfeitaamao.com.br e na loja Galeria Alagoas Feita à Mão, no Parque Shopping Maceió, no bairro Cruz das Almas. 


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.