OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de janeiro de 2021

Notícias

27/11/2020 às 19:17

Prefeitos eleitos terão desafios ampliados para governar no pós-pandemia

Os prefeitos que foram escolhidos pelos cidadãos nas eleições municipais 2020 terão de enfrentar grandes desafios, intensificados pela pandemia do coronavírus. Cada um dos municípios tem problemas próprios e soluções que passam pelo contexto local. Porém alguns gargalos são comuns a todas as cidades. Segundo a Confederação Nacional de Municípios o gestor local tem a missão de conhecer a fundo as necessidades da população e buscar implementar políticas públicas de qualidade para melhorar a qualidade de vida da sociedade.

“Os desafios são impostos por uma Federação com fortes desequilíbrios, que impactam o desenvolvimento econômico e social dos Municípios e, consequentemente, do país. Não há caminho próspero de crescimento sem o fortalecimento dos Entes locais”, assegura a entidade.

Os novos gestores terão como principais lutas a partir de 2021 a aprovação de uma Reforma Tributária ampla e que aumente a participação dos Municípios no bolo tributário; e a regulamentação do pacto federativo, aguardada desde a Constituição de 1988, para possibilitar aos Municípios responderem às demandas impostas ao longo dos últimos anos, sem que sejam geradas ou apontadas as fontes de custeio para responder às mesmas.

A busca por uma reforma administrativa e política justas e adequadas; distribuição igualitária dos royalties de petróleo e gás produzidos em mar, e por isso, riqueza de todos os brasileiros; respeito à autonomia dos Municípios. Entre os temas intrínsecos à administração local entram o aumento de gastos com a saúde, o crescimento de alunos na rede pública, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o endividamento das prefeituras.

Agência CNM de Notícias


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2021 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.