OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de janeiro de 2021

Notícias

12/01/2021 às 16:15

Covid-19: Nos primeiros dez dias de janeiro, movimento nas Centrais de Triagem aumenta 22%

Centrais de Triagem de Maceió e Arapiraca registram aumento na procura por atendimento no início de janeiro Centrais de Triagem de Maceió e Arapiraca registram aumento na procura por atendimento no início de janeiro

Josenildo Törres

Mais um sinal de alerta surgiu para que as medidas de prevenção contra o novo coronavírus sejam reforçadas pelos alagoanos. Isso porque as Centrais de Triagem para Covid-19, situadas em Maceió e Arapiraca, registraram um crescimento de 22,4% nos atendimentos realizados de 1º a 10 deste mês, quando comparados com o mesmo período do mês anterior.

Enquanto as duas unidades assistiram 4.098 pessoas nos primeiros dez dias de dezembro de 2020, o número saltou para 4.956 entre o 1º e o 10º dia de janeiro deste ano. Os números absolutos apontam para um acréscimo de 908 usuários atendidos, o que vem também se refletindo no Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que mostra crescimento da curva de contágio e de óbitos pela Covid-19.

Dados divulgados pela Sesau apontam que, ao analisar, separadamente, os números das duas unidades, o aumento de atendimentos fica evidente. Enquanto a Central de Triagem de Arapiraca atendeu 1.300 pessoas nos dez primeiros dias de dezembro do ano passado, foram assistidas 1.439 no mesmo período de janeiro deste ano. Já na Central de Maceió, do 1º ao 10º dia do último mês de 2020, foram assistidas 2.748 pessoas e, no mesmo período do primeiro mês de 2021, os atendimentos computados foram 3.517.

E não foram apenas os atendimentos que aumentaram nos dez primeiros dias de 2021. Os casos confirmados de Covid-19 nas Centrais de Triagem da capital e do interior tiveram um crescimento que chegou a 145%, segundo evidencia a Sesau. Entre 1º a 10 de dezembro do ano passado, foram 137 pessoas diagnosticadas com a doença provocada pelo novo coronavírus, contra 337 no mesmo período deste mês.

Localização – Gerenciadas pela Sesau, as duas unidades estão situadas em pontos estratégicos da capital e do interior do Estado e funcionam todos os dias da semana, 24 horas por dia. A Central de Triagem de Maceió está localizada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, em frente ao Hospital Geral do Estado (HGE). Já a Central de Triagem de Arapiraca, está instalada no Ginásio João Paulo II, no bairro Senador Teotonio Vilela.

O usuário que necessitar de atendido nas Centrais de Triagem para Covid-19, deve portar o Cartão SUS, comprovante de residência e documento de identificação com foto. Quanto à aplicação do teste rápido para detecção da doença provocada pelo novo coronavírus, ele é prescrito, apenas, se o usuário estiver apresentando os sintomas – coriza, tosse, febre e falta de ar – há pelo menos oito dias, conforme protocolo do Ministério da Saúde (MS).

No caso dos usuários que tiveram seus testes rápidos negativados para a Covid-19, todos são orientados a continuar fazendo uso da máscara ao sair de suas residências, além de higienizar constantemente as mãos. Caso seja necessário sair de casa, segundo alertam infectologistas da Sesau, é necessário manter o distanciamento social, evitando aglomerações, até que seja iniciada a Campanha de Vacinação e respeitado o período de soro conversão, quando o organismo criará anticorpos contra o novo coronavírus.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2021 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.