OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

27/01/2021 às 22:40

Olimpíada Brasileira de Astronomia premia 18 alunos da Escola Pompeu Sarmento

O aluno Pietro Leandro recebeu medalha de ouro na Olimpíada O aluno Pietro Leandro recebeu medalha de ouro na Olimpíada

Nathan Araújo (estagiário)

Os alunos da escola municipal Dr. Pompeu Sarmento, localizada na Serraria, encerraram o ano de 2020 com medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. A competição ocorreu excepcionalmente nos dias 11 e 12 de novembro de 2020, em fase única e de forma totalmente virtual. Ao todo foram 18 medalhas conquistadas pelos alunos da rede municipal, sendo nove delas de ouro.

Esse foi o terceiro ano que a escola Dr. Pompeu Sarmento participou da Olimpíada, mas é a primeira vez que é recordista de medalhas. A prova, que teve prazo de entrega de até duas horas, trouxe 10 questões sobre assuntos voltados à astronomia e astronáutica. Na OBA podem participar estudantes do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Os critérios para a atribuição das medalhas variam de acordo com as notas conquistadas na prova e de acordo com a série em curso.

Medalhista de ouro, Pietro Leandro, de 8 anos, conquistou a premiação quando fazia 3ª ano do ensino fundamental. Feliz por ter alcançado a maior colocação, o garoto fala que a preparação foi à base de muito estudo. “Eu estudei muito, me sinto muito feliz por ter conseguido. As olimpíadas foram muito boas para desenvolver nossas habilidades. Aprendi bastante sobre astronomia”, disse o garoto.

Professor de matemática dos 6º e 7º anos e responsável pela preparação dos alunos da Pompeu Sarmento, Geraldo Filho defende que as Olimpíadas desempenham um papel muito importante na promoção de conhecimentos básicos da física. Segundo ele, essa influência influi no interesse do aluno pelo aprendizado.

“A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. Além disso, desperta no aluno o interesse pelo aprendizado, não só na área de Astronomia, bem como em áreas afins ou não.”, disse o professor.

Geraldo reforça que o apoio da escola foi essencial para a participação dos alunos. “Com o apoio da coordenação e dos professores, principalmente do Fundamental I, tivemos êxito na realização da olimpíada. Ela é estimulante para o aluno e desenvolve a curiosidade dele em relação ao conhecimento sobre o universo que nos rodeia”, concluiu.

As lista dos medalhistas pode ser consultada através do site da OBA, no link : http://www.oba.org.br/site/?p=conteudo&idcat=22&pag=conteudo&m=s



Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.