OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de junho de 2021

Notícias

10/06/2021 às 18:12

Vereadores aprovam redução do recesso parlamentar para sessenta dias

O recesso parlamentar na Câmara de Vereadores será reduzido em 30 dias. Reunidos em sessão ordinária virtual, na tarde desta quinta-feira (10), os vereadores aprovaram o projeto apresentado pelo vereador Leonardo Dias (PSD), nos primeiros dias de seu mandato. Pela proposta, a casa fica em recesso nos meses de julho e janeiro. Sendo assim deixará de ter o tempo médio de 90 para 60 dias. A matéria foi aprovada em 1° discussão.

"Fizemos essa proposta ainda nos primeiros dias de nosso mandato por entendermos que ela consegue garantir tempo adequado para os vereadores trabalharem e debaterem todos os projetos. Além disso, também estamos dando uma resposta à sociedade que cobrava essa redução. Inicialmente entendermos que o recesso deveria cair para 55 dias, mas após um entendimento iremos igualar ao que acontecesse no parlamento estadual de modo que o recesso deixa de ser de 90 para 60 dias", detalhou Dias.

Para a redução, será feita alteração do Regimento Interno da Câmara, bem como da Lei Orgânica do Município. Seguindo regimento, a matéria, apesar de aprovada, hoje, em 1ª discussão, deverá ser submetida à nova deliberação. 

A matéria contou com relatoria especial do vereador Joãozinho (PODE). Ela já havia sido proposta na legislatura anterior pelo vereador Luciano Marinho (MDB), mas não prosperou. A iniciativa foi enaltecida pelo vereador Leonardo na defesa do projeto. Ele também destacou a postura adotada pelo presidente da casa, vereador Galba Netto (MDB) que cumpriu o acordo para a discussão ocorrer antes do primeiro recesso deste ano.

Segundo Luciano, o recesso mesmo quando era prolongada, nunca representou exclusivamente um período de descanso. Isto porque é um momento para os que têm compromisso popular estarem ao lado da população. "Sempre considerei, mesmo com o recesso longo que era um momento em que para a maioria era um momento para trabalhar ainda mais", acrescentou Luciano agradecendo a referência.

Seu aparte contou com a concordância do presidente da CMM. Conforme lembrou, independente de recesso ou não e até mesmo de estar ou não na casa, muitos vereadores comprometidos com os problemas da cidade e da população nunca pararam de trabalhar. Ele confirmou que, no momento, mesmo sem sessão presencial a movimentação nos gabinetes indicam que internamente os vereadores estão atuando.

"Os vereadores estão sempre trabalhando seja interna ou externamente. É importante lembrar também que é no contato fora da casa, realizando muitas vezes visitas e o trabalho de campo que é possível identificar as demandas e problemas da população", completou o presidente. 


Ascom CMM

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2021 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.