OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

16/06/2021 às 15:55

Você sabe o que são casas inteligentes?

As casas inteligentes despertam interesse em todo o mundo, e estão se tornando uma verdadeira sensação no mercado de automação residencial, elas possuem diversos recursos conectados à internet, desde geladeiras e smart TVs até sistemas inteligentes de iluminação e climatização. De acordo com o estudante de Engenharia da Computação da UMJ, Ricardo Emanuel Pedrosa, os dispositivos são responsáveis por oferecerem praticidade e economia para quem os utiliza. “Há também um controle melhor dos seus ambientes e mais segurança. Um exemplo disso foi que, durante a quarentena, criei uma rotina para poder ligar todos os meus equipamentos de trabalho com apenas um comando de voz ou um click, pelo meu celular”, destaca ele, que recentemente está produzindo conteúdo sobre casas inteligentes em seu canal no YouTube (https://bit.ly/3xf2zCq). 

Ricardo explica que as casas inteligentes são a nova aposta para as casas do futuro, e que a expectativa é que essas casas conectadas promovam uma evolução tecnológica onde, os níveis de automação e acessibilidade seriam ampliados. “Com a praticidade de ajustar intensidade ou potência na palma da mão, podemos personalizar a usabilidade de aparelhos e eletrodomésticos além da economia a longo prazo”, complementa. Dependendo do projeto, o custo para implementar esse tipo de tecnologia pode variar entre 6 mil reais e 200 mil reais, e, segundo dados da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), apenas 1% das residências brasileiras são consideradas inteligentes. 

Casas inteligentes

Para facilitar o entendimento sobre esse assunto, Ricardo esclarece as principais dúvidas sobre o assunto, confira: 

Quais são as vantagens de uma casa inteligente? 

A automação propõe facilitar tarefas domésticas que antes dependiam apenas dos moradores, ou seja, é possível integrar todos os sistemas inteligentes do ambiente em um só, todos funcionando de forma harmônica. Além da automação, esse sistema também pode oferecer diversos benefícios, como: segurança, economia, conforto e eficiência. 

O que pode ser automatizado em uma casa? 

Existem diversos produtos destinados para quem deseja ter uma casa inteligente, dependendo do projeto para o ambiente, eles contam com conectividade Wi-Fi e inteligência artificial. Com esse produto podemos controlar eletrodomésticos como: ar-condicionado, geladeira, máquina de lavar, TV, parte elétrica da casa além de verificar os consumos de cada produto e sua funcionalidade. As lâmpadas e as tomadas smarts são os produtos mais requisitados em relação a compras. 

Como montar uma casa inteligente? 

Para montar uma casa inteligente é simples, até pela internet você consegue encontrar kits prontos ou comprar individualmente cada aparelho, você pode comprar um combo inicial com controle remoto, investir em uma assistente virtual com modelo básico ou comprar dispositivos mais simples que também oferecem praticidade como as lâmpadas ou tomadas inteligentes. 

Ascom UMJ 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.