O curso de formação continuada para 70 policiais penais tem início, nesta segunda-feira (16), às 19h, por meio de videoconferência. A capacitação é realizada em parceria com o Poder Judiciário, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria do Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
A capacitação será coordenada pelas professoras Elaine Pimentel, Jeane Félix e Conceição Valença, responsáveis pela temática “Perspectivas políticas e pedagógicas para a execução penal contemporânea” do Centro de Educação da Ufal.
De acordo com a professora Elaine Pimentel, a atividade é resultado da iniciativa da 16ª Vara Criminal da Capital – Execuções Penais que provocou a universidade para o desenvolvimento de projetos voltados para o sistema prisional.
“Esse é o primeiro dos projetos que tem como público os policiais penais com o propósito de debater temas importantes para a categoria, para discutir aspectos administrativos, funcionais, subjetivos no campo da psicologia, do serviço social, relações de gênero, temas muito importantes que trazem para eles a possibilidade de debater aspectos do cotidiano carcerário a luz dessas perspectivas”, contou.
O curso tem continuidade no dia 30 deste mês, 13 e 27 de setembro, 4 e 18 de outubro e 8 e 22 de novembro. Segundo a professora Jeane Félix, o objetivo é atualizar os policiais penais e os temas que serão debatidos foram selecionadas a partir das demandas dos próprios participantes.
“Entre as demandas selecionadas ganharam destaque: saúde mental e emocional, saúde e qualidade de vida, processos administrativos e competências de policiais penais, diversidade e proteção social, perspectivas pedagógicas para a execução penal. Acreditamos que a reflexão sobre esses temas qualificará o trabalho de excelência que já é desenvolvido por eles e elas”, explicou a professora.
Dicom TJAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.