OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

19/08/2021 às 23:51

Entre limites e necessidades: o fenômeno TikTok nas profissões

Especialista dá dicas de como seguir na onda das novas ferramentas digitais Especialista dá dicas de como seguir na onda das novas ferramentas digitais

O desenvolvimento e a popularidade do uso de redes sociais como o TikTok no nosso cotidiano tem provocado uma alta quantidade de produção de conteúdos diversos, principalmente aqueles ligados a profissões. Muitos usuários têm aproveitado as ferramentas oferecidas para se promover, às vezes ultrapassando limites. Já outros veem a tendência como uma obrigação considerada desnecessária. Afinal, o uso das redes como forma de divulgação profissional é correto?

De acordo com a coordenadora do Unit Carreiras, Polyana Barbosa, o uso do Tiktok é válido, desde que o profissional não perca o bom senso nem a ética. “O aplicativo tem diversas funcionalidades, sendo as dancinhas as mais conhecidas, e estes recursos devem ser usados com cautela, já que estamos falando de um perfil profissional, que deve levar em consideração os códigos de conduta da sua profissão e dos conselhos reguladores”, recomenda.

Como o propósito do aplicativo é o entretenimento, a coordenadora fala que profissionais podem e devem se utilizar da irreverência, mas sem perder o decoro e sempre verificar o que é pertinente naquela mensagem. Para quem não gosta de dançar, outras opções de conteúdo como informações sobre o que é mitos e verdades sobre temas relacionados à profissão, dicas de saúde ou resoluções simples de problemas diários, demonstrações práticas de atividades e perguntas e respostas podem ser utilizados na plataforma.

“O profissional precisa estar em movimento, quem não é visto não é lembrado. Então se o momento agora é o TikTok, os profissionais podem entrar na onda, se adaptarem e se atualizarem. Fazer uso do aplicativo sem perder a identidade nem precisar copiar o que outras pessoas fazem, mas tentar achar ali um meio termo entre o que se quer entregar, o que a profissão pede e o que as pessoas estão esperando dentro da plataforma”, explica.

Polyana destaca também que, como o TikTok é muito consumido pela geração Z e Millennium, profissões que trabalham com esse público podem ter mais resultados, porém isso não é uma regra, já que a popularidade do aplicativo está atingindo diversos públicos. Outro detalhe importante é que o profissional use o aplicativo para compartilhar informações relevantes, sempre educando os usuários a respeito de informações falsas e perigosas na rede que podem até prejudicar a saúde, como já foi noticiado. 

“É preciso ter esse cuidado. Nada sensacionalismo ou exposição indevida de clientes e pacientes, de resultados que não foram autorizados, de promover técnicas que ainda não foram reconhecidas e aprovadas pelos órgãos responsáveis, pois infelizmente existem muitos profissionais que, para se destacar, inventam técnicas e métodos milagrosos como se fosse uma descoberta própria e, antes de ser validado ou reconhecido, jogam na internet como se fosse a oitava maravilha do mundo e as pessoas acabam comprando mesmo sem saber do resultado garantindo”, alerta. 

Além do TikTok, o Instagram está seguindo o mesmo modo de produção de conteúdo em forma de entretenimento, o que dará mais oportunidade de disseminação de conteúdo a partir da criatividade de cada profissional.



Ascom Unit


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.