OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

30/08/2021 às 14:59

Governo firma convênio e garante recursos para a promoção da gastronomia alagoana

Cecília Tavares

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL) assinaram um termo de fomento para garantir a promoção da gastronomia alagoana com ações de divulgação e a realização de eventos e festivais gastronômicos. Com recursos estaduais, o convênio foi assinado nesta segunda-feira  (30), na Sedetur.

A gastronomia é um segmento capaz de produzir receita em larga escala e de gerar empregos diretos e indiretos, além de inúmeras outras oportunidades para diversos segmentos do turismo. Segundo um levantamento realizado pela Abrasel-AL, em 2019 o setor gastronômico teve um impacto de cerca de R$ 150 milhões na economia alagoana, valor 66,7% maior do que o registrado em 2018. 

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, o convênio com a Abrasel- AL é fundamental para fortalecer o segmento de bares e restaurantes ampliando a oferta de trabalho em renda em Alagoas.

“Com a retomada segura e gradual do turismo no nosso Estado, é importante apostar num trabalho de divulgação da gastronomia local e suas potencialidades, impulsionando a cadeia do turismo em Alagoas. O Convênio com a Abrasel-AL, para a realização de eventos e festivais gastronômicos, é fundamental para que o setor possa se fortalecer cada vez mais, gerando emprego e renda para os alagoanos”, destaca o secretário. 

A união de 390 associados da Abrasel-AL gerou cerca de 16 mil empregos diretos na capital alagoana em 2019, sendo 7,3 mil empregos a mais que em 2018; contabilizando ainda 37,3 mil pessoas trabalhando nos seis festivais que aconteceram em 2019. Para o presidente da Abrasel-AL, José Eutimio Júnior, o apoio da Sedetur é fundamental para fomentar a gastronomia local. 

“É muito importante esse apoio da Sedetur para o nosso setor, que é o de alimentação fora de casa. Graças a esse Convênio, podemos colocar em prática as ações de desenvolvimento da nossa gastronomia, através da realização dos festivais gastronômicos, dos eventos que fazemos para valorização da nossa gastronomia, que abrange desde o bar, os restaurantes, às lanchonetes da nossa cidade; então tudo isso ocorre graças ao apoio, graças a esse convênio que firmamos aqui com a Sedetur”, afirma o presidente.


Fonte: Agência Alagoas 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.