OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de julho de 2024

Notícias

08/11/2021 às 13:57

Ceca Ufal comemora 5 estrelas do curso de Agroecologia no Guia da Faculdade

No final de outubro, o jornal O Estado de S. Paulo publicou o Guia da Faculdade, um ranking criado em 2018, numa parceira com a startup Quero Educação, para avaliar cerca de 16 mil cursos superiores do Brasil. Dois cursos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foram certificados com a classificação máxima de 5 estrelas, entre eles, o curso de bacharelado em Agroecologia, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), localizado na cidade de Rio Largo.

A direção do Ceca e o colegiado do curso de Agroecologia receberam a notícia com grande satisfação. Criado em outubro de 2013, o curso veio com o objetivo de contribuir cientificamente para uma transição a uma agricultura sustentável, reduzindo o impacto ambiental causado pelos desmatamentos, uso predatório dos recursos ambientais e poluição com produtos químicos.

De acordo com os professores Gaus Andrade, diretor do Ceca, e Luan Andrade, coordenador do curso de Agroecologia, esse reconhecimento é proveniente de um trabalho conjunto realizado entre centro acadêmico, núcleo docente, colegiado e direção, visando aprimorar os cursos de graduação do Ceca. “Atribuímos também esse resultado à qualidade do corpo docente do Campus, formado em sua grande maioria por doutores, extremamente dedicados e que se identificam com o curso”, destacaram eles.

Os gestores ressaltam ainda que a comparação entre cursos e instituições, que as avaliações proporcionam, é importante para a sociedade. “Especialmente para os estudantes e os possíveis ingressantes que buscam um curso de qualidade numa universidade pública. É também um exemplo a ser seguido por outros cursos do Ceca”, reforçou Gaus Andrade.

Para o coordenador do curso, a boa pontuação valoriza o esforço do egresso. “A relevância dos cursos de graduação se reflete no aumento das oportunidades profissionais, que é percebida no crescimento pessoal. Conquistar um diploma do ensino superior garante um diferencial significativo no mercado de trabalho. Quando este diploma vem de um curso de graduação bem avaliado, as chances de inserção no mercado de trabalho se amplificam”, ressaltou o professor Luan.

Os docentes consideram o resultado bastante significativo. “É o reconhecimento do esforço feito para superar muitas dificuldades, principalmente quando lembramos que a Agroecologia é um curso recente na Ufal, que passou a ser oferecido a partir de 2014. Para os cursos novos as dificuldades são ainda maiores no atual contexto pandêmico que vivemos”, relatou o diretor do Ceca.

Eles enfatizam ainda que as avaliações apresentadas no Guia de Faculdade servem também de parâmetro para o mercado de trabalho e para as empresas que recrutam profissionais. “Uma forma de selecionar o candidato é analisar a procedência do estudante e se a instituição ou curso que fizeram tem qualidade. Fator que demonstramos possuir, desde a criação do curso. As boas avaliações que os cursos novos do Ceca vêm alcançando nos últimos anos ratificam as justificativas de suas criações”, concluiu Luan Andrade.




Ascom UFAL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.