OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 21 de julho de 2024

Notícias

06/12/2021 às 14:53

Estudantes da Ufal são premiadas em evento para mulheres que pesquisam tubarões

As pesquisas realizadas por integrantes do Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) renderam mais um prêmio para a Ufal em Penedo. É que a estudante de graduação Iza Souza e a doutoranda do Programa de Diversidade Biológica e Conversação nos Trópicos (PPG-Dibict), Cacilda Rocha representaram bem as mulheres da área no 2º Simpósio Virtual ELASMulheres e foram premiadas com o primeiro lugar pela melhor apresentação oral do evento.

O simpósio é organizado exclusivamente por mulheres de âmbito nacional, voltado para o público de pesquisadores, estudantes e admiradores dos Elasmobrânquios - tubarões e arraias. O trabalho apresentado no último mês de novembro foi desenvolvido especialmente para o evento, com o título Pesca e Serviços Ecossistêmicos dos Tubarões No Brasil: Análise Cienciométrica, e contou com a orientação do professor Cláudio Sampaio.

“Estamos muito felizes com a premiação. Só tenho a agradecer demais a oportunidade que o evento nos proporcionou, à minha amiga de estudos, Cacilda, que idealizou a pesquisa e ao nosso orientador, professor Cláudio, que sempre nos apoia e incentiva a trabalhar cada vez melhor, trazendo resultados e dados úteis para a academia e a comunidade em geral”, destacou Iza.

Numa apresentação didática, por meio do Google Meet, as autoras procuraram uma linguagem de fácil compreensão. O estudo mostrou a revisão de trabalhos já realizados que abordavam temas sobre os Serviços Ecossistêmicos, como como turismo e mergulho, além de pesca e exportação de carne de tubarões.

Para organizar o conteúdo abordado elas fizeram pesquisas em plataformas de dados e relatórios sobre a pesca de tubarões registrados pelo ICMBio. “Os resultados mostraram tendências e lacunas na pesquisa nacional e que espécies ameaçadas estão sendo pescadas e exportadas”, adiantou Iza e alertou: “Há deficiência de dados sobre os elasmobrânquios no país, especialmente em Alagoas. Mas, estes, são animais muito importantes para o ambiente marinho, sendo refletido para o ambiente terrestre e até para a saúde humana”.

O orientador, Cláudio Sampaio, reforçou a alegria e o orgulho de receber mais essa premiação para projetar o nome da Ufal com o Laboratório de Penedo: “Fazer ciência em universidade pública e em uma unidade como Penedo não é fácil! E ter uma aluna premiada é motivo de muita alegria!”.

Confira aqui o outro prêmio recebido pelo LIC no mesmo evento.



Ascom Ufal 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.