OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

07/12/2021 às 14:09

Suquinho de Memória leva educação patrimonial a crianças da Vila Brejal

 Ascom/Arquivo Público de Alagoas Ascom/Arquivo Público de Alagoas

Renata Bertolino

Na programação das comemorações dos 60 anos do Arquivo Público de Alagoas (APA), o projeto Suquinho Memória será levado para a  Associação Sonho de Criança, na Vila Brejal, no dia 14 de dezembro, das 9h às 15h.

A Instituição filantrópica, que atende 100 crianças, meninos e meninas, entre 4 e 9 anos, vai receber a visita do Moacirzinho e a Turma do Guerreirinho para aprender brincando sobre a história e a cultura alagoana.

A equipe técnica do APA está preparando um dia de atividades de educação patrimonial com muita alagoanidade. Para isso, além de uma oficina sobre preservação de material escolar e higienização de livros, o grupo vai contar com o material produzido pelo grupo de pesquisa Tatipirun.Relu, idealizadores dos personagens da Turma do Guerreirinho e produtores do material didático disponibilizado gratuitamente para download na bio perfil oficial no Instagram. O material contará também  com os desenhos do cartunista Hércules Mendes, resgatados de uma publicação do Museu Théo Brandão, de 1977.

O Moacirzinho vai apresentar seus amiguinhos da Turma do Guerreirinho, que representam os Folguedos Natalinos de Alagoas e, juntos, vão colorir, brincar com joguinhos da memória, quebra-cabeças e paper toys para montar e despertar o sentimento de pertencimento às tradições populares alagoanas no período natalino em crianças que vivem em situação de grande vulnerabilidade social.

Alguns dos conteúdos do material didático são protagonizados pelo Moacirzinho, mascote do APA, desenhado pela designer Caroline Bastos, quando ainda era estudante. O avatar de um garoto esperto que vive no APA foi inspirado no primeiro diretor da instituição, Moacir Medeiros de Sant’ana, e criado para  dialogar com o público infanto-juvenil.

Wilma Nóbrega, superintendente do APA, explicou a proposta do Projeto Suquinho de Memória de ir para além dos muros da instituição e disseminar a cultura alagoana.

“Com uma rica programação, vamos proporcionar às crianças da Associação Sonho de Criança um dia especial e de muito conhecimento. A descentralização das atividades do Suquinho é também uma forma de fomentar o conhecimento e a valorização da nossa cultura e da nossa história, especialmente para o público infantil, que de forma lúdica e educativa aprende sobre fatos e personalidades que marcaram e contribuem com o crescimento intelectual do nosso estado”.

O Suquinho de Memória é um projeto de Educação Patrimonial promovido pelo Gabinete Civil, por meio do Arquivo Público de Alagoas, e visa difundir a conscientização da importância de preservar a memória histórica e administrativa do Estado, para todas as gerações.

A Associação Sonho de Criança funciona como uma creche em dois turnos e atende 100 meninos e meninas da Vila Brejal. Sob a coordenação da irmã Maria Teresa Dal Lago, a associação funciona desde 2007, como extensão de outra instituição, mas estabeleceu CNPJ próprio em 2018.  A Sonho de Criança é mantida pela Congregação das Irmãs de São José de Chambery e com doações de pessoas amigas e voluntários. Para ajudar com brinquedos, material de higiene, mantimentos ou material escolar, basta entrar em contato pelo telefone  (82) 9 9639-5756 para obter mais informações.






Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.