OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 21 de julho de 2024

Notícias

16/12/2021 às 15:47

Viva os Cânions reforça oportunidades de negócios no Sertão Alagoano e as belezas da região

Piranhas – Uma das regiões mais belas e que atrai mais turistas no Brasil é a dos cânions do São Francisco. E para fomentar o turismo na região, principalmente no atual momento de retomada do setor, o Sebrae Alagoas e parceiros realizam o evento ‘Viva os Cânions’, no Centro Histórico do município de Piranhas, até esta quinta-feira (16) em vários pontos da região e na caatinga.

O evento marcou o lançamento do portal https://canionsdovelhochico.com.br/ e da Instância de Governança Regional Cânions do São Francisco, envolvendo sete municípios. O gerente-adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, destaca o papel da governança no destino, bem como a missão, visão e valores a partir de uma construção iniciada com oficinas e planejamento com diversos parceiros.

“A governança é um dos eixos estratégicos que norteia a atuação de um destino turístico inteligente, envolvendo aspectos como a experiência e tecnologia. A governança é o que faz acontecer no destino. A missão da Instância é promover o turismo na região dos cânions para o mundo através da vivência inesquecível, da visibilidade de suas riquezas naturais e de sua história congregando a região de forma sustentável, com responsabilidade ambiental e buscando rentabilidade para os associados”, pontua Vitor Pereira.

A Instância é formada por membros como o Sebrae Alagoas, prefeituras municipais da região, representantes das empresas, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Banco do Nordeste, Caixa e Banco do Brasil, Desenvolve-AL e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O primeiro dia também foi marcado pela exposição da produção associada ao turismo, como o artesanato vindo de municípios como Belo Monte, Pão de Açúcar, Piranhas, Olho D’água do Casado, Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca. Alguns dos grupos produtivos participantes da exposição são atendidos pelo Programa Alagoas Maior, parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Sebrae Alagoas.

Um dos grupos produtivos participantes foi a Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão – Doces A Nordestina, representada por Roni Francisco. O grupo levou alguns de seus produtos como a inovadora ‘Cocada no quengo’, utilizando a casca do coco como embalagem do doce.

“Trouxemos esse produto inovador que desenvolvemos para não agredir o meio ambiente. Queremos aproveitar o evento para divulgar essa novidade e outros produtos como ‘chocobana’, ‘bananola do Sertão’, e a cocada recheada, que todos comem e querem comer novamente. Está é uma forma de apresentar, divulgar nosso trabalho e ter mais conhecimento também, principalmente nesses municípios vizinhos. Uma das nossas expectativas é encontrar parceiros do turismo, próximos para negociar, conversar. Essa troca de experiências é muito importante”, afirma Roni.

Outro grupo participante foi a Associação Municipal dos Jovens Rurais – Terra Jovem, de Água Branca. Um dos produtores foi Vande da Graça, que apresentou diversos tipos de feijão, além do mel de abelha e falou sobre a importância das oportunidades geradas pelo Programa Alagoas Maior.

“Esta é mais uma oportunidade que temos a partir do Alagoas Maior. Antes desse projeto, a gente trabalhava sem muito conhecimento. Depois que começamos, tudo mudou. Aprendemos novas e boas práticas que nos ajudaram a produzir mais e melhor. Fizemos alguns cursos nos quais aprendemos muito. Foram muito bons. Com esse apoio e participando de várias feiras e eventos nós ficamos mais conhecidos na região”, enfatiza.

Também expôs seus produtos a empresária da Panos de Cordel, Janaína Ramos, que levou diversos itens como panos de pratos criativos com frases nordestinas, traços de xilogravura e cordel. “Esse é um evento que tem tudo a ver com os nossos produtos, que tem essa característica regional, a nossa nordestinidade. Está sendo muito interessante para fazer novos contatos, fechar parcerias, visto que o trade turístico está em peso aqui como empresários de hotéis e pousadas. Assim, podemos divulgar mais o nosso trabalho, fortalecer a rede de relacionamentos”, completa.

Estratégias práticas de Marketing para o turismo

Uma das palestras da noite foi ministrada por Rapha Falcão, especialista em Marketing para Pequenos Negócios e criador de um dos principais perfis de marketing digital do Brasil, o @dicasdigitais. Nascido em Santana do Ipanema, Rapha abordou as mudanças globais, o metaverso, avanços na tecnologia e trouxe algumas dicas para pequenos negócios do turismo. Entre elas: contar sua história; posicionar-se como autoridade; definir os canais que serão trabalhados; definir personas; construir sua casa (site); ter espaços ‘instagramaveis’ e planejar todo o conteúdo. E ser consistente.

Programação

A programação seguiu com a palestra ‘Sertão de Experiências’, ministrada por Vitor Pereira e o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, abordando a importância de ofertar boas experiências para o turista em toda a cadeia, além da articulação do turismo com outros setores da economia.

“Aqui nos cânions vemos sonhos, visão e futuro, além de um caminho. O turismo tem uma das cadeias mais complexas, envolvendo o recepcionista no hotel, as pessoas que fazem o traslado, os restaurantes, os hotéis, a pousada, o guia. É uma cadeia complexa e envolve uma dimensão territorial. Aqui, falamos dos cânions, do Sertão, de várias cidades. Cada território desse traz uma dinâmica própria. É preciso que o turismo tenha capacidade de articulação para ser mais competitivo. Aqui vemos uma base sendo bem construída para tornar esse destino ainda mais relevante no país”, conclui.

Segundo Eduardo Clemente, secretário de Turismo de Piranhas, o ‘Viva os Canions’ é um momento de coroação de um trabalho desenvolvido a partir da integração do Sebrae com os municípios que compõem a Estância Cânions do Velho Chico.

“Este é um momento importante para nós que começamos esse trabalho em janeiro com muita dificuldade por conta do cenário da pandemia. Mas, unidos com muita resiliência, garra e determinação, sempre mantendo os protocolos de saúde, realizamos esse momento de consolidação da retomada turística em Piranhas e em todo o Sertão. Mesmo com restrições, estamos realizando esse evento maravilhoso na região. Só nos resta agradecer aos parceiros envolvidos”, afirma.

O ‘Viva os Cânions’ é promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com a Prefeitura de Piranhas, Sedetur, Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e Masterop, maior operadora de turismo do Nordeste.




Fonte: Assessoria 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.