OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

28/04/2022 às 09:26

Destino correto dos resíduos: Entenda porque a reciclagem é tão importante para as pessoas e o planeta

AL1

Todos os dias, pessoas, instituições e empresas produzem toneladas de lixo que poderiam ter um destino correto que promovem benefícios para toda a população.

Entre os benefícios estão a economia para o bolso, já que as infrações contra o meio ambiente podem gerar multas para os cidadãos e empresas que não contribuem com a manutenção da limpeza das cidades e o bem-estar ambiental.

São atitudes que prejudicam não só o meio ambiente, mas também a saúde das pessoas, já que o acúmulo ou descarte incorreto de resíduos pode trazer complicações para a saúde da população.

Abaixo selecionamos os principais benefícios de empregar o destino correto dos resíduos, tornando a reciclagem uma ação que contribui para a saúde das pessoas e cuidados com as futuras gerações. 

Conservação de recursos naturais 

A conservação de recursos naturais depende de atitudes como a reciclagem que nada mais é do que contribuir com o retorno dos materiais ao ciclo produtivo. 

Ou seja, a reciclagem de papéis evita derrubar 30 árvores ou mais para produção do mesmo material. Isso acontece com a reutilização de madeira para construção de móveis e produção de produtos artesanais.

Economia para o bolso do cidadão e empresas

Além da reutilização dos materiais reciclados transformados em um novo objeto, outro benefício de dar um destino correto aos resíduos está relacionado à economia para o bolso do cidadão e as empresas.

Você mesmo poderá produzir objetos e móveis reaproveitando madeira ao invés de comprar um objeto novo, basta investir em materiais para artesanatos em geral e criatividade para fazer seu projeto.

No caso das empresas, a fabricação de produtos a partir de materiais reciclados consome menos energia e água do que produzir o produto do zero. Por exemplo, ao reciclar o alumínio você reduz 95% do consumo de água comparado a produção primária do material.

Contribui com a renda de catadores e cooperativas

Além disso, ao realizar a separação de materiais reciclados, você estará contribuindo com a renda de catadores e cooperativas que sobrevivem com a venda desses materiais para empresas.

O valor recebido pela venda dos resíduos serve para pagar as despesas da cooperativa, bem como, pagamento de salário para os trabalhadores. 

Previne doenças derivadas do acúmulo de lixo nas cidades 

Com o destino correto dos resíduos, é possível prevenir doenças derivadas do acúmulo de lixo nas cidades e terrenos, como por exemplo, a predisposição de atrair animais que trazem doenças como a leptospirose e dengue causada pelo mosquito Aedes Aegypti.

Conscientiza a população para os cuidados com meio ambiente

A partir da separação de resíduos reciclados, você também estará contribuindo para a conscientização da população para os cuidados com o meio ambiente, principalmente ajudando a reduzir as emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa.

O resultado desse gás exposto na atmosfera são as mudanças climáticas que podem trazer prejuízos para o planeta.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.