OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

04/06/2022 às 14:38

Artesanato Alagoano ganha novo espaço em shopping de Maceió

No novo espaço, localizado no piso térreo do shopping, são comercializadas peças em cerâmica, artigos de decoração em fios e tecidos, móveis em madeira e artigos em couro No novo espaço, localizado no piso térreo do shopping, são comercializadas peças em cerâmica, artigos de decoração em fios e tecidos, móveis em madeira e artigos em couro

Isabella Padilha e Cecília Tavares

Os artesãos alagoanos apoiados pelo programa Alagoas Feita À Mão estão de casa nova para expor e comercializar seus produtos: a partir deste sábado (4), a Galeria do Programa está ocupando um novo espaço no Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas.

No novo espaço, localizado no piso térreo do shopping, são comercializadas peças em cerâmica, artigos de decoração em fios e tecidos, móveis em madeira e artigos em couro. A proposta de exposição da arte popular alagoana faz parte do programa de desenvolvimento econômico regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e a galeria Alagoas Feita à Mão conta com a participação de artesãos, mestres, associações, grupos produtivos e profissionais individuais.

A variedade dos produtos é um grande diferencial para o público - dividida entre as categorias vestuário, acessórios, decoração, cama e mesa, o espaço traz desde peças de fios e tecidos à madeira, fibra vegetal e sementes. Para a artesã Ana Cristina Santos, do grupo produtivo Fulo.A, de Penedo, comercializar no shopping é uma grande oportunidade.

“A gente agradece ao Governo de AL e ao Shopping, por esse espaço maravilhoso que é muito importante para nós, porque valoriza o trabalho do artesão, uma vez que quando comercializamos num local como esse, as pessoas já têm outra visão, então sinto muita gratidão”, afirma a artesã, que produz, ao lado de mais 20 mulheres, roupas e acessórios bordados à mão.

De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, o espaço é fundamental para fortalecer o artesanato alagoano. 

"Esse espaço de comercialização, em um dos principais shoppings do Estado, é de grande importância para o desenvolvimento dos artesãos de Alagoas. A iniciativa já se mostrou muito proveitosa, e só no ano passado os artesãos arrecadaram em média R$ 10 mil reais em vendas mensais somente na loja física, uma vez que também contamos com a galeria online. Estamos ansiosos para ver os resultados desse novo espaço e agradecemos ao Parque Shopping pela parceria", destaca a secretária.

Com mais de 2 mil peças disponíveis, a loja beneficia indiretamente mais de 300 artesãos e grupos produtivos do estado.

Galeria Online

Além do espaço físico, o programa conta com a Galeria Online Alagoas Feita à Mão, que reúne a produção de diversos artistas locais, facilitando o processo de aquisição e compra dos produtos, além de contribuir para a geração de renda no segmento.

É possível acessar o site através do endereço: www.alagoasfeitaamao.com.br.Com mais de 500 produtos anunciados, o site reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.