OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

06/08/2022 às 12:21

‘Saúde da Gente’ é apresentado a profissionais que atuarão no programa a partir desta segunda (8)

Profissionais selecionados são recepcionados. Foto: Victor Vercant/SMS Profissionais selecionados são recepcionados. Foto: Victor Vercant/SMS

Cerca de 200 profissionais das mais diversas áreas que atuarão no Programa Saúde da Gente, participaram na tarde dessa sexta-feira (5), na Associação Comercial de Maceió (Jaraguá), de um momento de boas vindas com representantes das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social. O projeto, considerado o maior de saúde itinerante do Brasil, vai levar a partir de segunda-feira (8), ações de saúde para as mais diversas localidades da capital.

A secretária-adjunta de Gestão em Saúde de Maceió, Roberta Borges, iniciou o encontro apresentando para os profissionais, o projeto e suas cinco frentes de atuação, como a saúde da mulher, saúde da criança, saúde mental, saúde animal e saúde nas grotas, que concentram suas ações na Atenção Básica e na Média Complexidade.

"Esse trabalho vai beneficiar 500 mil pessoas em mais de 50 bairros com 120 frentes de trabalho. Com 7 meses de atuação, vamos prestar assistência à saúde da mulher, com consultas e encaminhamentos para exames mais complexos. Saúde da criança, com vacinação e puericultura, por exemplo. Temos também saúde mental com a atuação de 40 psicólogos nos oito distritos sanitários, entre diversas outras iniciativas que vão garantir o cuidado com a nossa população, levando assistência para quem mais precisa", destaca.

Já a secretária-adjunta de Governança da SMS, Sônia Moura, afirma que o início desse projeto é uma alegria para aqueles que fazem a saúde de Maceió. "É um projeto inovador, que fala de gente e de cuidar. É levar saúde de qualidade para pessoas que não eram vistas, resgatando indicadores e mostrando que é possível, sim, levar uma assistência de qualidade para toda a população que mais precisa".

"Um marco para a saúde de Maceió"

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, considera o Saúde da Gente um marco. "Agora temos a oportunidade de levar saúde a quem mais precisa, estando mais perto dessas pessoas. É uma iniciativa inovadora, pois vai melhorar o atendimento em diversas regiões carentes de Maceió, com cuidado e acesso", afirma. A secretária citou ainda outras iniciativas pioneiras da Prefeitura de Maceió, como os Corujões da Saúde, Remédio em Casa e o sucesso da vacinação contra a Covid-19 na capital.

Claydson Moura, secretário de Assistência Social, destacou o investimento feito no projeto. "Foram R$ 15 milhões em investimentos de emendas parlamentares, que vão custear salários, estrutura, insumos e tudo que for preciso pra tudo funcionar. Estamos junto com a Saúde nesse projeto, buscando levar assistência a milhares de pessoas e contamos com o empenho de cada profissional envolvido".

Também participaram do momento de boas vindas, o Diretor de Vigilância em Saúde (DVS), Edlúcio Donato, que destacou o caráter inovador dessa iniciativa. “Maceió já é um exemplo no combate à pandemia e vamos inovar mais uma vez graças a uma gestão que valoriza a população e tem um olhar especial para quem está lá na ponta”.

Gisele Mascarenhas, assessora especial da SMS, e que faz parte do planejamento e execução do Saúde da Gente, chama os novos profissionais para se engajarem nesse novo desafio. “Nosso principal objetivo é chegar até quem mais precisa. As cinco frentes de atuação e as localidades de Maceió não foram escolhidas de forma aleatória, mas sempre pensando no que nossa população mais precisa e por isso, conto com o empenho, comprometimento de cada profissional”, destaca.

Expectativa dos profissionais

Lara dos Santos é médica veterinária e vai atuar na frente de Saúde Animal e fala de sua expectativa para o projeto. "Muitos animais precisam de ajuda e os tutores nem sempre tem condições de prestar uma assistência adequada e esse projeto vai levar justamente isso, com um olhar diferenciado para os animais, entendendo eles como um integrantes da saúde pública. Estou animada", relata.

Localidades beneficiadas

Nessa primeira semana de atuação, de 8 a 14 de agosto, o Saúde da Gente concentra os atendimentos nos seguintes locais:

- Saúde da Mulher: Vale do Reginaldo;

- Saúde Infantil: Jacintinho - Praça do Mirante;

- Saúde Animal: Jardim Royal, Salvador Lyra e Graciliano Ramos;

- Saúde nas Grotas: Grota da Alegria, Grota Paudarco, Grota do Reginaldo, Grota do Arroz, Grota do Moreira, Grota do Cigano, Grota do Estrondo, Grota do Rafael, Grota Novo Horizonte, Grota do PC.



Ascom SMS 

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.