OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de maio de 2024

Notícias

10/11/2022 às 16:13

Penedo já está pronta para receber o maior evento de cinema de Alagoas

O Circuito Penedo de Cinema prepara uma série de ações entre 14 e 20 de novembro sob formato híbrido (virtual e presencial). Com programação inteiramente gratuita, disponível no site oficial do Circuito, o evento conta com diversas mostras de filmes, debates, oficinas, palestras, rodas de conversa, conferências, apresentações artísticas e muito mais. Nesta edição, o destaque é para a retomada dos grandes eventos de cinema do antigo Cine São Francisco, que hoje abriga o Centro de Convenções Zeca Peixoto.

A cerimônia de abertura, às 19h30 de segunda-feira (14), no Centro de Convenções Zeca Peixoto, com transmissão ao vivo pelo canal do Circuito no YouTube, tem como destaques a apresentação da Orquestra Monte Pio dos Artistas e banda do Maestro Júlio Catarina. Em seguida, é dado início à Mostra de Longa Metragem Nacional com exibição de Os Primeiros Soldados, precedida por um bate-papo com o diretor do filme, Rogério Oliveira.

A Mostra de  Longa Metragem Nacional segue até o encerramento do evento oferecendo bate-papos e projeção de ainda mais filmes: Carro Rei, com presença da diretora Renata Pinheiro, do roteirista Sérgio Oliveira e da atriz alagoana Ane Oliva; De Repente Drag, com a diretora Rafaela Gonçalves; Condado Macabro, com o diretor Marcos Debrito e o ator Francisco Gaspar; Eduardo e Mônica, com o diretor René Sampaio e a atriz Bruna Spinola; O Pai da Rita, com o diretor Joelzito Araújo; A Mãe, com a participação do diretor Cristiano Burlan, do produtor Ivan Melo e da atriz Marcélia Cartaxo; e o sucesso de bilheteria A Turma da Mônica - Lições, com a presença do ator Gabriel Moreira.

Nesse ensejo, o Circuito também recebe a atriz Isabel Teixeira, que recentemente fez a personagem de Maria Bruaca, no remake da novela Pantanal. A atriz participa de uma roda de conversa com a atriz Danny Barbosa sobre o papel do ator na atuação para o teatro, cinema e TV.

Programação multicultural

O Circuito também conta com as tradicionais mostras competitivas: o 15º Festival do Cinema Brasileiro, o 12º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e o 9º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental. Além das sessões presenciais, os curtas concorrentes a melhor filme pelo Júri Popular e Oficial estarão disponíveis no site durante todo o período de realização do evento (14 a 20 de novembro), além de transmissão ao vivo pelo canal do youtube. Também de modo virtual e presencial, estão os filmes que compõem a Mostra de Cinema Infantil.

Além disso, a Mostra Cinema Livre, com funcionamento na Praça 12 de Abril entre 15 e 19 de novembro, exibe filmes com classificação indicativa livre a partir das 19h e, no mesmo local, a Feira de Empreendedores Culturais e o palco com shows musicais, que recebe na primeira noite do evento (15) o Festival Alagoano de Rock, com apresentações de Wado, Morcegos, Lambertos, Janaina Melo e Invisible Control. A grade de shows encerra no domingo (20), com destaque para a banda pernambucana Mundo Livre S/A.

Democratização do acesso à cultura

Neste ano, a novidade é o Camping Circuito Penedo, uma ótima opção para quem está procurando um lugar para servir de base enquanto curte o evento. O camping é aberto ao público, totalmente gratuito, e conta com segurança 24 horas, 12 banheiros químicos, 12 chuveiros, lavatórios e área coberta de convivência com pontos de energia. A iniciativa busca ampliar ainda mais o acesso  e estadia dos visitantes durante a semana do Circuito. O esquema de reserva pode ser feito até o dia 11 de novembro, através do link disponível no Instagram do festival.

Circuito Penedo de Cinema

Ano após ano, o Circuito se reinventa e busca abrir espaço para novas discussões, sempre reafirmando seu papel como instrumento para olhares e perspectivas sobre o vasto patrimônio audiovisual alagoano e nacional, em diálogo com a educação. Durante sete dias, a cidade histórica de Penedo recebe uma programação intensa e gratuita. Com a execução também digital do Circuito, além dos filmes disponibilizados no site do evento, debates, rodas de conversa passaram a acontecer em formato online. O programa engloba ainda a exibição de longas-metragens brasileiros.

O festival se apresenta como lugar de resistência e luta diante das situações adversas para o campo da cultura no país. É nesse contexto de reafirmação do cinema nacional, de suas produções e da empregabilidade promovida pelo setor que o evento se faz ainda mais importante.

O Circuito Penedo é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Patrocinam o evento o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Prefeitura de Penedo e o Sebrae Alagoas.



Por Assessoria Circuito

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.