Com metodologias específicas e abordagens diferenciadas, o coaching e o mentoring têm sido cada vez mais buscados por profissionais que querem turbinar suas carreiras e se desenvolver no âmbito pessoal.
“O coaching auxilia a pessoa ter certeza de onde está, onde quer chegar e fazer o planejamento para atingir o objetivo. Esse caminho até o objetivo quando feito de forma estruturada dá clareza ao profissional. Já o mentoring pode acelerar a transferência de conhecimento de alguém que já passou por aquilo e tem a experiência em relação àquele assunto, que pode ser uma transição de carreira ou atingir um patamar mais elevado”, explica a diretora de Recursos Humanos do Grupo Tiradentes, Alessandra de Faria.
Os motivos para buscar um coach ou mentor são os mais variados, como inserção no mercado de trabalho, vontade de mudar de área, novos projetos, desenvolvimento de habilidades, entre outros. A metodologia normalmente empregada no coaching é o diálogo direcionado com o objetivo de guiar o próprio processo de raciocínio do aluno ou assessorado. No mentoring, o mentor é um profissional sênior que já trilhou uma carreira parecida com a que a pessoa quer trilhar, e que está lá para dar “o caminho das pedras”.
“Um coach ou mentor bem escolhido para aquilo que o profissional precisa, pode realmente acelerar o processo de conquista dos objetivos profissionais. Isso porque, ele tem todas as ferramentas para auxiliar a pessoa a ter insights e clareza do que precisa desenvolver para chegar lá”, ressalta.
por Ascom GT
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.