OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 08 de dezembro de 2021

Websérie

01/10/2021 às 17:16

Prefeitura de Maceió lança campanha Outubro Rosa na segunda

Material de divulgação da campanha Outubro Rosa de Maceió Material de divulgação da campanha Outubro Rosa de Maceió

A Prefeitura de Maceió lançará na próxima segunda-feira (4), às 10h, a campanha anual Outubro Rosa, dedicada à prevenção e à detecção precoce do câncer de mama. A solenidade de abertura acontecerá no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Centro, e contará com a presença do prefeito em exercício, Ronaldo Lessa, da secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, servidores e convidados.

Este ano, Maceió traz como slogan “Sua melhor amiga é a prevenção” para estimular o autocuidado e a realizaçãode exames para rastreamento do câncer de mama. Além de divulgar as atividades nos meios de comunicação para a conscientização da população sobre o tema, durante o mês de outubro, ações voltadas à saúde da mulher serão intensificadas em todas as unidades de saúde da capital.

A campanha envolve todas as secretarias e órgãos municipais, além de instituições não governamentais que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, haverá consultas e exames preventivos para as mulheres em todas as unidades e ações como palestras, seminários, exposição temática de fotografias em shoppings, atividades culturais e de promoção da autoestima, escuta e acolhimento para as servidoras da Saúde Municipal e para as usuárias das unidades de saúde do município.

Além disso, Maceió também ofertará, no dia 23 de outubro – o dia D da campanha Outubro Rosa -, atendimentos com profissionais da saúde nas oito Unidades de Referência de Maceió. Durante este dia, serão ofertadas vagas paraatendimento médico, realização de citologia, teste rápido e vacinação, dentre outros serviços.

Para a secretária de Saúde, Célia Fernandes, a campanha é uma grande oportunidade de as mulheres optarem pelaprevenção da própria saúde e autocuidado. “É um período em que vários segmentos da sociedade se reúnem paraa promoção da conscientização sobre prevenção e promoção em saúde da mulher e esperamos que todas as maceioenses entendam o recado e olhem para a própria saúde com o carinho e cuidado que ela merece”, destacou a secretária.

A campanha

O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. A redução de risco, por meio de práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para redução da mortalidade por câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos, como atividade física regular, alimentação saudável, não fumar e evitar ingestão de bebidas alcoólicas. O diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.



 Ascom SMS

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2021 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.