OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

25/03/2020 às 13:52

Cuidados de higiene pessoal e no trabalho para quem atua em serviços essenciais

Realizar higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel é uma das medidas Realizar higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel é uma das medidas

A prevenção e o combate ao novo coronavírus (Covid-19) demandam uma série de medidas de restrição à circulação e, no caso de pessoas com sintomas de gripe ou recém-chegadas de viagem internacional, o isolamento domiciliar obrigatório por 14 dias.

Mas para aqueles que trabalham nos serviços essenciais ou para quem precisa sair de casa por questões emergenciais, os cuidados com a higiene pessoal devem ser redobrados.

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) elaborou um conjunto de orientações para os casos extraordinários de circulação durante o período de isolamento social. As disposições foram combinadas com as recomendações anunciadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para estabelecimentos e locais de trabalho.

“É importante que todos procurem seguir as recomendações de higiene pessoal e do ambiente onde moram e trabalham”, reforça a infectologista Luciana Pacheco, diretora médica do Hospital Helvio Auto.

“E que mantenham o isolamento social, evitando aglomerações. Caso apresentem algum sintoma de gripe, permaneçam em casa. Se a febre persistir por mais de 48 horas e em caso de falta de ar, procurem assistência médica”, reitera.

O cumprimento de pequenas medidas pode fazer uma grande diferença. Confira a seguir as orientações do Governo de Alagoas para os cuidados obrigatórios de higienização em casa e no trabalho:

AO SAIR DE CASA 

- Evitar o uso de bijuterias e acessórios, como anéis, colares, brincos e relógios. Caso a pessoa esqueça e saia com algum desses objetos, promover a higienização imediata com álcool a 70% ao voltar para casa, incluindo carteiras, bolsas e óculos esportivos ou de grau.

- Manter a distância mínima de dois metros entre as pessoas.

- Utilizar a parte interna do cotovelo para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar.

- Realizar higienização das mãos água e sabão ou em álcool em gel antes de entrar em estabelecimento ou tocar a superfície de objetos.

- Evitar que seu animal de estimação se esfregue em superfícies ao sair com ele.

AO VOLTAR PARA CASA

- Higienizar as mãos na área externa da casa, se possível. Caso contrário, evitar tocar em qualquer coisa e não cumprimentar com o toque qualquer pessoa antes de lavar as mãos com água e sabão.

- Criar uma espécie de área isolada em casa para deixar sapatos, chinelos, bolsas, mochilas e acessórios do vestuário ao retornar da rua.

- Tirar a roupa que vestiu ao sair e colocar no cesto de roupa suja.

- Tomar banho e vestir uma roupa de casa.

- Desinfetar acessórios com óculos (esportivo e de grau), celular, chaves e cartões bancários com álcool a 70%.

- Lavar embalagens com solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água).

- Lavar alimentos com água e sabão e deixar por 10 minutos imersos em solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água).

- Desinfetar as patas do animal de estimação caso tenha saído com ele.

NO LOCAL DE TRABALHO

- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool a 70% imediatamente ao chegar ao local de trabalho.

- Não cumprimentar com o toque nenhum colega ou cliente antes de higienizar as mãos.

- Higienizar as mãos e a área de trabalho periodicamente.

PARA EMPREGADORES

- Manter o chão do estabelecimento, banheiros, áreas de convivência e estações de trabalho limpas e higienizadas.

- Higienizar e desinfetar regularmente superfícies (mesas, cadeiras e birôs) e objetos (telefones, mouses e teclados) de trabalho.

- Promover a lavagem regular e completa das mãos por funcionários, contratados e clientes.

- Fixar higienizadores de mãos em locais de destaque no local de trabalho e certificar-se de que são recarregados regularmente.

- Fixar cartazes promovendo a lavagem das mãos combinado com outras medidas de comunicação, como oferecer orientação de agentes de saúde e segurança ocupacional, briefings em reuniões e informações sobre intranet para promover a lavagem das mãos

- Certificar-se de que funcionários, contratados e clientes tenham acesso a locais onde possam lavar as mãos com água e sabão.

- Verificar se existem máscaras faciais e/ou lenços de papel nos locais de trabalho, para aqueles que desenvolvem coriza ou tosse no trabalho, além de lixeiras fechadas para o descarte.


Agência Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.