Um ano após a implementação das câmeras corporais em todas as suas lojas, o Grupo Carrefour Brasil viu o número de incidentes reduzir em 30%, demonstrando a eficácia do equipamento para a segurança dos colaboradores e clientes. Com um total de 4 mil câmeras em operação, distribuídas entre cerca de 6 mil profissionais, incluindo fiscais de prevenção e seguranças terceirizados - a iniciativa abrange as lojas das bandeiras Carrefour, Atacadão e Sam’s Club de todo o País.
O Grupo Carrefour Brasil investiu R$16 milhões na implementação do projeto, tornando-se a primeira empresa do Brasil a adotar câmeras corporais em larga escala no setor de segurança. O processo, conduzido em apenas quatro meses, contou com equipamentos desenvolvidos com tecnologia de ponta, adaptados às necessidades específicas das operações do grupo.
“Nosso compromisso é trabalhar intensamente para que as interações em nossos espaços aconteçam em um ambiente seguro e inclusivo. As câmeras fazem parte de uma lista de ações que, juntas, permitem termos esses resultados. Os compromissos do Grupo com a inclusão, a diversidade e a responsabilidade norteiam a estratégia de negócios da companhia de maneira transversal. Além de aumentar a segurança dos clientes e colaboradores, percebemos que o uso das câmeras teve impacto na cultura da empresa”, afirma Marcelo Tardin, Vice-presidente de Transformação, RH e Jurídico.
Essa tecnologia trouxe um impacto positivo direto na rotina dos colaboradores. Segundo uma pesquisa interna, 87% dos profissionais afirmaram que as câmeras melhoraram a interação com os clientes e reduziram conflitos. Além disso, 86% destacaram o aumento da segurança nas lojas e 74% dos participantes disseram sentir-se mais protegidos no dia a dia de trabalho. Os dados comprovam que o equipamento permite um acompanhamento mais amplo das atividades nas lojas do Grupo, contribuindo para a prevenção de casos de violência, discriminação e racismo, protegendo colaboradores e clientes.
O uso das câmeras integra um programa baseado em três pilares focados em Treinamentos, com investimentos em capacitação e construção de uma cultura inclusiva e antidiscriminatória; Política de Consequência, agindo com o rigor necessário para que nenhum desvio de conduta fique impune; e Transparência, assumindo as responsabilidades e dialogando com a sociedade.
A empresa foi pioneira nesta iniciativa no país e, entendendo como este é um projeto importante para o setor, dado o impacto que sentiu em sua operação, lançou uma cartilha com informações sobre como qualquer outra empresa pode implementar as câmeras corporais em sua operação. O material reúne boas práticas relacionadas à coleta, armazenamento e uso de dados, além de reforçar o compromisso com a construção de relações de confiança entre a empresa, seus colaboradores e os clientes.
“O objetivo do Grupo Carrefour Brasil, com a cartilha, é compartilhar com outras empresas do setor privado a nossa experiência e incentivar que ações deste tipo sejam cada vez mais frequentes. Percebemos um impacto positivo em toda a nossa operação, de clientes e colaboradores que se sentem mais seguros para desempenhar as suas funções e queremos dividir isso com o mercado”, conta. A empresa mantém seu compromisso com a segurança de seus clientes e colaboradores e acredita que iniciativas como estas podem contribuir para o desenvolvimento de toda a sociedade.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há 49 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), inclusão e diversidade (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento). A companhia conta com um ecossistema completo que reúne operações de Varejo: Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce); além de Postos e Drogarias; Atacadão (atacado, atacado de autosserviço e e-commerce); Sam’s Club (clube de compras e e-commerce), além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange mais de mil pontos de vendas. A empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.