OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de fevereiro de 2025

Notícias

23/02/2025 às 17:30

89ª edição do Bloco Vulcão da PM atrai multidão para a orla de Maceió

Blobo Vulcão arrasta multidão pela orla da Ponta Verde, neste domingo. Weslley Ferreira   Blobo Vulcão arrasta multidão pela orla da Ponta Verde, neste domingo. Weslley Ferreira

George Monte e Fernanda Alves 

Uma erupção de alegria tomou conta da Praia da Ponta Verde. A mistura de cores e tradição não deixava dúvidas: o Bloco Vulcão da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) entrou na avenida arrastando uma multidão de foliões neste domingo (23), ao som da Banda de Música da corporação, que embalou o público com ritmos carnavalescos.

É a 89ª vez que a PM alagoana coloca seu bloco na rua. A concentração teve início às 10h, em frente ao espaço Geruza Malta, onde ocorrem as apresentações dominicais do programa Vem Ver a Banda Tocar. Ao meio-dia, o trio seguiu o corredor da folia, conduzido pelos músicos do Centro Musical da PM, que animaram maceioenses e turistas ao som dos principais sucessos do axé e do frevo.

Entre os mais entusiasmados, estava Rosângela Soares, presidente do fã-clube da Banda de Música da PM. Ela acompanha o bloco há 15 anos, é frequentadora assídua dos domingos da Banda da PM na orla e não escondeu a emoção de participar de mais um desfile de seu bloco favorito.

“Para mim, o Vulcão é o maior bloco de Alagoas. São quase nove décadas de história, levando alegria e animação para todas as idades. O desfile sempre ocorre com leveza e segurança, tanto que hoje estarei acompanhada da minha mãe, que aos 82 anos não deixa a animação cair”, disse a foliã.



A abertura oficial foi conduzida pelo subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim. “Reconhecido como o bloco mais seguro e o mais antigo ainda em atividade nas prévias de Maceió, o Vulcão arrasta uma multidão de foliões, reunindo militares e civis em uma grande celebração. Iniciado em 1936, esse legado segue vivo em 2025, cada vez mais forte na alma cultural de Alagoas e no coração dos maceioenses”.

Já a diretora de Comunicação Social da PM, coronel Josiene Lima, destacou o orgulho da corporação em promover a 89ª edição do bloco. “A Polícia Militar é guardiã não apenas da segurança pública, mas também de uma tradição que atravessa gerações. Já são quase 90 Carnavais, e o tradicional Bloco Vulcão mais uma vez entra em erupção, reafirmando seu papel como símbolo de segurança, alegria e integração”.


Folia, história e renascimento

O Bloco Vulcão foi fundado em 1936 por Isaac Galvão Cruz, José Francelino Teixeira e outros policiais músicos da PM alagoana. Desde então, o bloco marca o encerramento das prévias carnavalescas, com o tradicional “banho de mar à fantasia”.

Durante a pandemia da Covid-19, em 2021 e 2022, devido à impossibilidade de desfiles na avenida, a PM promoveu o Carnaval em formato de lives, oferecendo música e diversão ao vivo, mas longe das multidões. O Vulcão não ficou totalmente adormecido. Em 13 de fevereiro de 2023, o bloco fez seu retorno histórico às ruas. Em 2025, o evento celebra sua terceira edição no período pós-pandêmico.

Ascom PM-AL

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.