OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 26 de fevereiro de 2025

Notícias

26/02/2025 às 14:54

Investimentos da Sudene impulsionam inovação e transformação digital da fruticultura do São Francisco

 Clique Para Download  Projeto viabilizou aquisição de drones e oficinas para utilização do equipamento na fruticultura. Divulgação Clique Para Download Projeto viabilizou aquisição de drones e oficinas para utilização do equipamento na fruticultura. Divulgação

Conhecida por sua produção agrícola de qualidade e potencial exportador, a cadeia produtiva da fruticultura do Vale do São Francisco vai contar com novas soluções tecnológicas que devem impulsionar a produtividade dos empreendimentos do setor. Este é um dos avanços promovidos pelo Fruitech, iniciativa que conta com o apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (26). O programa conta com R$ 260 mil em recursos da Autarquia.

O projeto realizado em parceria com a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) já ofereceu qualificação técnica para 1517 pessoas por meio de 32 eventos realizados ao longo de 2024, entre palestras, cursos e programas de aceleração. Os encontros trataram, entre outros temas, sobre processos produtivos, automação de processos, análise de dados e operação de equipamentos.

A iniciativa também permitiu a instalação de três laboratórios de inovação, equipados com tecnologia de ponta, destinados à prototipagem, incubação e aceleração de soluções tecnológicas voltadas ao agronegócio. A iniciativa busca integrar a tecnologia ao setor produtivo, ampliando a competitividade da fruticultura e promovendo a modernização das cadeias produtivas da região.

Para o coordenador do projeto na Univasf, professor Valdner Ramos, o Fruitech tem um impacto transformador nos processos produtivos associados à fruticultura praticada na região. “O intuito é levar o tema de inclusão e transformação digital especialmente para os pequenos e médios produtores. Os pilares do projeto são essencialmente a formação e a orientação empresarial, ”, comentou o pesquisador.

Divulgação

Outro destaque foi a validação de cinco soluções tecnológicas inovadoras e a ampliação de parcerias com instituições de pesquisa e desenvolvimento e empresas do agronegócio, ampliando o acesso a novos investimentos e apoio tecnológico para o setor.

“É com grande satisfação que vemos os resultados apresentados aqui. O projeto é ponto forte para o setor de fruticultura no Nordeste ao levar tecnologia e inovação para o campo, capacitando os produtores e promovendo parcerias estratégicas que vão fazer estes avanços chegar na ponta final do processo, que é o agricultor”, avaliou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

Ascom Sudene

Comentários

Crea01.2025
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.