Roberta Cólen
A Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE) realizou, nessa quinta-feira (24), uma reunião de alinhamento para discutir a integração das funcionalidades das ferramentas de Ouvidoria e de Acesso à Informação. A medida vai otimizar a comunicação direta entre o cidadão e o governo estadual.
A solução foi discutida entre a CGE, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).
A Superintendente de Ouvidoria e Transparência da CGE, Fabrícia Oliveira, explica que, atualmente, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e o Sistema Informatizado de Ouvidorias (e-OUV) funcionam em plataformas separadas e sem nenhum tipo de conexão entre elas, causando mais burocracia ao usuário e demora no trâmite das ações.
“Em muitas situações, o cidadão procura a Ouvidoria, quando, na verdade, a demanda se enquadra em solicitação de Acesso à Informação, e vice-versa. Então, nestes casos, o procedimento é encerrado com a justificativa de estar fora do escopo e o cidadão é orientado a fazer o registro no canal adequado, resultando na falta de praticidade para ele”, disse a superintendente.
Para a controladora-geral, Sâmara Suruagy, este problema vai ser resolvido com a integração dos sistemas por meio de uma análise preliminar, permitindo que manifestações e solicitações sejam redirecionadas corretamente sem a necessidade de nova ação por parte do cidadão.
“Essa medida faz parte de uma gestão pública voltada à modernização e praticidade do serviço público de Alagoas. Tanto o e-Ouv quanto o e-SIC são duas ferramentas importantes para o Controle Social e ajudam na construção de novas políticas públicas, contribuindo para um estado cada vez mais justo e democrático”, disse a controladora.
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.