OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 10 de maio de 2025

Notícias

10/05/2025 às 14:30

Iluminação em LED traz mais segurança para moradores da Vila Emater

Hannah Karinna com as filhas na rua iluminada da Vila Emater Hannah Karinna com as filhas na rua iluminada da Vila Emater

Vinícus Rocha

Crianças tocam flautas e andam de bicicleta, os jovens conversam sobre os mais variados assuntos enquanto mulheres e mães fazem as unhas e observam a noite correr. Tudo isso acontece na Vila Emater, comunidade que cresce entre os bairros de Jacarecica e São Jorge, com vista privilegiada para o mar e que, com as ações da Prefeitura de Maceió, vem deixando para trás o estigma de ser conhecida como a "grota do lixão".

As ações do Poder Público Municipal passam pela qualificação da infraestrutura urbana e têm sido fundamentais para garantir uma nova vida para os moradores da comunidade. Uma das melhorias, a chegada da iluminação em LED, através da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), garante mais segurança e melhora a qualidade de vida dos moradores da Vila Emater.

Hanna Karinna, 30 anos, mora na comunidade desde que nasceu. Ela cresceu acompanhando as dificuldades que era viver no local. Hoje, com três filhas — de 14, 12 e 10 anos —, afirma que a chegada da iluminação pública 100% em LED mudou completamente a dinâmica na região. "Aqui, a iluminação era horrível, em geral. Era escuro, faltava energia com frequência e isso deixava a gente insegura, com medo mesmo", relembra.

Com iluminação, moradores da Vila Emater aproveitam a noite na porta de casa. Foto: Vinícius Rocha/ Ascom Ilumina

Com iluminação, moradores da Vila Emater aproveitam a noite na porta de casa

Hanna é operadora de caixa e estuda administração de empresas. Como mãe solo, se preocupa com o bem-estar das filhas, principalmente quando precisa sair para trabalhar. “Antes, eu ficava muito apreensiva, porque elas ficam sozinhas em casa. Era um ponto muito escuro. Qualquer coisa poderia acontecer e ninguém ia ver. Hoje, com as luzes acesas, me sinto mais segura. A iluminação traz uma tranquilidade que a gente nunca teve e agora, com essa nova estrutura, a gente pode andar à noite tranquila, sem receio de passar pelos becos. Mudou tudo pra melhor", completa.

A Vila Emater foi uma das comunidades contempladas pelas ações da Ilumina através do Brota na Grota, programa da Prefeitura de Maceió. Foram instaladas cerca de 162 novas luminárias em ruas, escadarias e áreas de convívio, além da ampliação da rede elétrica no entorno da nova Areninha da comunidade, que também recebeu um novo poste e um braço de apoio para melhorar a distribuição da luz. Ao todo, o acesso ao campo ganhou 17 luminárias de LED de 200W.

Com rua iluminada, Adriana Santos conversa com vizinhos na porta de casa. Foto: Vinícius Rocha/ Ascom Ilumina

Com rua iluminada, Adriana Santos conversa com vizinhos na porta de casa

Quem também viu de perto essa mudança foi Adriana Silva Santos, autônoma de 38 anos e moradora há mais de três décadas. “Ficou ótimo. Era muito ruim a comunidade no escuro. Agora melhorou pra gente, pras crianças, pros meninos que brincam na porta. Até a gente consegue ficar aqui na frente, mexendo no celular, batendo papo, tudo mais tranquilo. Antes ninguém ficava”, diz.

Adriana ainda destaca que a parte do campo e da escadaria, que antes era perigosa e evitada pelos moradores, hoje está bem iluminada. “Agora, eu passo sozinha à noite, me sinto segura. Antes tinha assalto, agora tá tudo claro, tudo mais seguro”, relata.

Jovens destacam melhorias da iluminação em LED na Vila Emater. Foto: Vinícius Rocha/ Ascom Ilumina

Jovens destacam melhorias da iluminação em LED na Vila Emater

Para os jovens da comunidade, a iluminação também trouxe liberdade e novas possibilidades de convivência. Eduardo Roger, 14 anos, conta que o medo de passar pela escadaria, que antes era um dos locais mais escuros, não existe mais. “Ali era tudo escuro, a gente tinha medo de subir. Agora dá pra subir de boa, enxergar tudo”, diz.

Daniel Higor, 15 anos, completa: “A gente pode jogar bola no campo até mais tarde, conversar na rua. Antes era perigoso e agora dá pra ficar tranquilo”.

Lucas Henrique, 15 anos, resume: “Melhorou muito. A gente se sente mais à vontade pra ficar na rua, pra se encontrar com os amigos”.

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.