A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) realizou a primeira reunião de acompanhamento técnico dos projetos aprovados no edital Inova Suas (Sistema Único de Assistência Social). O encontro foi promovido pela unidade de Cooperação e Articulação de Políticas da Autarquia e contou com a participação de representantes das quatro empresas vencedoras do certame.
“O objetivo da reunião foi apresentar as regras para a boa execução dos projetos apoiados e ouvir as empresas para sanar dúvidas. Tanto a equipes da Sudene quanto as empresas estão com boas expectativas em relação aos resultados e impactos do Inova SUAS”, explicou a analista técnica e assistente social da Sudene, Teresa Oliveira.
Na ocasião, foi apresentado um cronograma de reuniões de monitoramento, além de propostas de visitas técnicas e formas de apresentação dos resultados a serem alcançados. Ao mesmo tempo, as empresas puderam indicar as dúvidas formais e pactuar as datas para início das ações nos territórios que serão alvo das iniciativas.
“Estávamos ansiosos para essa reunião de kick-off. Foi mais um passo em direção à consecução desse importante projeto que tem o condão de transformar o SUAS por meio de práticas inovadoras. Estamos muito contentes em fazer parte das empresas selecionadas e, ainda mais, com toda a presteza dos profissionais da Sudene para nos dar o suporte às nossas demandas e esclarecer pontos-chave de todo o processo que estamos a iniciar”, comentou, Athos Sandes, Diretor Jurídico da Sênior Consultoria em Gestão Pública, uma das empresas participantes.
Os quatro projetos selecionados para fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) apresentam abordagens inovadoras e com foco na qualificação da gestão e dos serviços socioassistenciais. A Potere Social, classificada em primeiro lugar, propõe indicadores qualitativos, matriz de análise e um índice de qualidade para CRAS e CREAS no Ceará, além de estudo transversal e disseminação dos resultados por meio de seminário e publicações. A Sênior Instituto busca adequar a oferta do PAIF às especificidades culturais das famílias quilombolas, respeitando seus modos de vida e tradições. A Jungle Consultoria foca na qualificação dos registros e no uso de dados para fortalecer a vigilância socioassistencial nos municípios da região da Sudene. Já a Green Code propõe soluções para aprimorar a abordagem social, com foco na identificação, territorialização e coleta qualificada de dados dos usuários.
Voltado para ampliar o impacto do Sistema Único de Assistência Social nos municípios, o edital Inova Suas selecionou quatro projetos que, juntos, receberão R$ 730 mil em investimentos. A ação é uma parceria da Sudene com o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
Ascom Sudene
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.