A indústria de móveis no Nordeste mostrou sinais de fortalecimento em 2024, movimentando mais de 33 milhões de peças por ano, com cerca de 24,5 mil postos de trabalho diretos e indiretos em mais de 2.500 unidades produtoras. Apesar de responder por 14,8% do consumo nacional de móveis, a região ainda representa apenas 8,3% da produção nacional em volume, revelando um potencial expressivo de crescimento e ganho de competitividade.
Neste contexto, o Conemov – Congresso Nacional da Indústria Moveleira do Nordeste, que será realizado em julho, apresenta como o principal espaço de articulação entre os diversos elos da cadeia produtiva da região, oferecendo oportunidades de networking e conteúdo estratégico. O evento traz em sua programação temas que dialogam com os desafios e as oportunidades do setor, como vendas, qualificação de pessoas, tendências de consumo e transformação digital.
Entre os destaques da programação está a participação de Marcelo Prado, economista e diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, que fará a palestra "Mercado de Móveis no Brasil: dimensões, desafios e tendências para marcas brasileiras" no dia 3 de julho, às 15h40.
Com mais de 40 anos de atuação não completa de dados estratégicos para o setor industrial, o IEMI traz uma análise detalhada do cenário atual do mercado moveleiro e orientações para que empresas da região possam identificar nichos promissores, ajustar sua produção à demanda real e fortalecer sua presença de mercado.
"O Nordeste apresenta uma capacidade instalada significativa, mas enfrenta gargalos estruturais, como logística, profissionalização e acesso a dados de mercado. O Conemov é uma oportunidade fundamental para virar essa chave", afirma Marcelo Prado.
Panorama setorial do Nordeste
Segundo levantamento do IEMI, estados como Bahia, Pernambuco e Ceará concentraram o maior número de unidades produtivas e ocupações diretas. Juntos, os três estados somam mais de 12 mil trabalhadores na indústria móvel e respondem a mais de 70% da produção regional. Ainda assim, estados como Piauí, Sergipe e Maranhão têm potencial de expansão, principalmente no consumo interno, que ainda é baixo frente à média nacional.
Foto: Divulgação
Além da análise macroeconômica, o evento também traz cases de sucesso, painéis com empresários e especialistas, e rodadas de negócios para conectar fabricantes, lojistas, designers, fornecedores e representantes comerciais de toda a região.
Sobre o IEMI – Inteligência de Mercado
Fundado em 1985, o IEMI – Inteligência de Mercado é uma empresa provedora de conhecimento, especializada nos mercados têxteis, calçadistas e moveleiros investindo constantemente em informações. A empresa comemora em 2025 seus 40 anos de história, marcando sua trajetória como líder na oferta de dados numéricos, qualitativos e quantitativos, que atendem às necessidades crescentes das indústrias e entidades em diversos setores. Com o objetivo de planejamento o planejamento estratégico das empresas brasileiras, o IEMI se consolidou como a principal fonte de informações para alguns dos setores mais relevantes da economia nacional. Saiba mais no site do IEMI .
Fonte: Assessoria
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