OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 04 de julho de 2025

Notícias

04/07/2025 às 12:22

Com foco no fortalecimento regional, Abralimp reúne mais de 100 distribuidores especializados no setor de higiene profissional da região Nordeste

O mercado de higienização profissional tem ganhado cada vez mais força no Nordeste, região que representa um dos maiores potenciais de crescimento econômico do país. Segundo o Boletim Macro Regional da Fundação Getúlio Vargas, com base nos dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), a economia nordestina cresceu 4,0% no acumulado de 2024, puxada principalmente pelo setor de serviços, no qual se insere a higienização profissional. Esse avanço coloca a região acima da mídia nacional e evidencia a relevância de ações para contribuição ao seu desenvolvimento.

Um dos principais nomes da distribuição de higiene profissional da região, Alexandre Reis de Melo, abriu sua palestra no HIGICON Experience Nordeste com uma provocação direta aos colegas do setor: "Vender não é empurrado produto. É construir soluções que resolvam o problema do cliente e fortaleçam a cadeia como um todo". Sócio e Cofundador da SET Sistemas, com mais de três décadas de atuação no segmento, o executivo executivo casos, técnicas de vendas por conceito e estratégias voltadas para a diferenciação dos distribuidores em um mercado cada vez mais competitivo.

O encontro, promovido pela ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) , marcou a primeira edição regional do HIGICON Experience voltada exclusivamente para distribuidores . A programação ocorreu em Salvador (BA), e teve como proposta aproximar os elos da cadeia de higienização profissional no Nordeste por meio de conteúdo técnico, conexões estratégicas e valorização institucional.

A escolha por Salvador e o foco nos distribuidores locais refletem uma direção clara da associação: promover o crescimento sustentável do setor com atenção às particularidades de cada região. A palestra de Alexandre reforçou esse propósito. "Temos um mercado rico em oportunidades, mas ainda com muitas lacunas em termos de formação, relacionamento e estratégia. Estar aqui hoje, discutindo isso, já é parte da solução", completou o executivo.

Profissionais de 11 estados marcaram no evento de presença, participando de uma programação intensa com palestras, networking e espaços voltados para troca de experiências e conexões. Estiveram representou os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Amazonas e, com destaque, a Bahia .

Além do conteúdo técnico, os participantes também puderam conhecer de perto as novidades, tecnologias e soluções pelas patrocinadas do evento, interagindo diretamente com representantes das marcas para estreitar parcerias e contribuir novos negócios. O evento contou com o patrocínio de marcas líderes do setor, como 3M, Bellinzoni, Elfen & Christeyns, Indeba, Makita, Nobre Goedert, Perfect Pro Condor, Sanches Rodos de Alumínio, SuperPro Bettanin e Tron Soluções. "Foi uma experiência muito bacana. Somos do interior do Estado, e foi uma satisfação participar deste evento, que consideramos um marco para Salvador", avaliaram Nádia Pinheiro e Hélio Jesus, proprietários da Unishop da Limpeza.

Tecnologia e presença digital no setor de higienização

O ex-diretor do LinkedIn e especialista em vendas e inovação, Borja Castelar , trouxe uma abordagem mais voltada à performance comercial no ambiente digital. Com foco em estratégias de posicionamento e construção de autoridade, o palestrante reforçou a importância da comunicação empática e da presença online no ciclo de vendas. “Hoje, quem domina a escuta ativa e sabe usar a tecnologia a favor da persuasão tem muito mais chances de negócios fecharem consistentes”, afirmou Borja durante sua fala.

“Aqui no Nordeste, há uma grande necessidade de fomentar encontros como a Higicon Experience, que aproxima distribuidores e clientes de fabricantes e desenvolvedores de tecnologia, seja em produtos químicos, seja em equipamentos”, destacou Oswaldo Redig , Diretor Regional Nordeste da ABRALIMP. A ação integra o movimento nacional da ABRALIMP para ampliar sua presença no eixo Sudeste e construir uma rede mais robusta de apoio ao desenvolvimento regional da higienização profissional.

Sobre a ABRALIMP:

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1986, que atua no fortalecimento e valorização do setor de higienização no Brasil. Reunindo mais de 240 empresas associadas de toda a cadeia produtiva da limpeza profissional, a ABRALIMP promove o desenvolvimento, a capacitação e a integração do setor com foco na saúde pública, bem-estar da população e preservação ambiental. Entre suas principais iniciativas estão a Higiexpo, a UniABRALIMP e o congresso Higicon, além de diversas publicações técnicas e estudos de mercado. A entidade é referência em conhecimento, conexão e representatividade, defendendo valores como ética, transparência, autonomia e imparcialidade.

Para saber mais, acesse: https://abralimp.org.br/

Fonte: Assessoria 

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.