Com apoio do Banco do Nordeste (BNB), o primeiro viveiro do estado de Alagoas registrado pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) tem cultivado cerca de 20 mil mudas de frutas cítricas por semana e diversas espécies de hortaliças no município de Arapiraca. A empresa de pequeno porte, Alagoas Cítrus, atua desde 2009 produzindo e distribuindo os produtos para municípios alagoanos e estados vizinhos, a exemplo de Sergipe, Pernambuco e Bahia.
A partir de linha de crédito voltada para micro e pequenas empresas (MPE), o BNB financiou a aquisição de dois caminhões e uma semeadeira que impulsionaram o escoamento e a comercialização da produção, o que gerou um aumento de produtividade em torno de 50%. O empreendedor e dono da Alagoas Cítrus, José Lourenço, é cliente do BNB desde 2017 e conta que o apoio do banco foi fundamental para o desenvolvimento das suas atividades.
“Foi muito bom trabalhar com o banco e quero manter essa colaboração. Aumentamos muito a nossa produção. Antes, eu precisava de dez pessoas para embalar cinco mil bandejas. Agora, com a utilização da máquina que conseguimos com o apoio do Banco do Nordeste, conseguimos embalar a mesma quantidade, ou até mais, com só três pessoas”, declara o empreendedor.
A gerente de Relacionamento da agência do BNB de Arapiraca, Karla Regina, ressalta a importância de linhas de crédito voltadas para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. “O BNB tem um papel essencial no fortalecimento dos pequenos negócios, especialmente daqueles que, como o de José Lourenço, dispõem de poucos recursos próprios para investir. Com o apoio do banco, esses empreendedores conseguem crescer e se manter no mercado”, afirma.
Atualmente, José Lourenço conta com 20 funcionários, dentre eles, seus três filhos, Jefferson, Wellington e Wesley, que também são beneficiários do Banco do Nordeste. Clientes do Programa Agroamigo, os produtores trabalham com a plantação de hortaliças, também no município de Arapiraca.
Agroamigo
O Agroamigo é o programa de microcrédito rural do BNB, focado no financiamento de atividades da agricultura familiar, e visa promover o desenvolvimento econômico e social de agricultores, por meio de crédito orientado e acompanhado.
Com o financiamento do programa, Jefferson Santos, um dos filhos de José Lourenço, tem produzido cerca de dez mil pés de alface por semana. O Agroamigo permitiu que o produtor ampliasse a área de irrigação da propriedade e adquirisse uma máquina semeadora, que resultou também em um aumento de 50% na sua produtividade. Atualmente, Jefferson comercializa diversas espécies de hortaliças para pequenos mercados e feiras do estado.
Ascom Banco do Nordeste
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.