OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de julho de 2025

Notícias

16/07/2025 às 14:13

Em Arapiraca, Ministério Público de Alagoas promove palestras com foco em segurança pública

Falar em segurança pública com compromisso, apresentar para a sociedade a atuação do Ministério Público de Alagoas (MPAL) para a garantia de direitos, em defesa da vida e, consequentemente, promoção da justiça. Oportunizar ao público o conhecimento sobre as atividades desenvolvidas pelas polícias Civil e Militar e mostrar que a junção de todos os órgãos faz a diferença na vida do cidadão. Esse foi o objetivo do ciclo de palestras com o tema “Ministério Público Interage – , ocorrido nesta terça-feira (15), no auditório do Senac, em Arapiraca. O momento foi idealizado pela Procuradoria-Geral de Justiça, apoiado pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), e contou com representantes dos três poderes, estudantes, bem como diversos segmentos da sociedade. .

O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, fez a abertura do evento e, em seu discurso, destacou que o propósito do encontro foi conscientizar de que em segurança pública, como em outras esferas, o protagonismo é coletivo e não individual.

“O evento foi projetado por entendermos que é necessário compreender o processo natural de construção coletiva para a resolução de determinados pontos. Existem teorias desenvolvidas afirmando que segurança pública é um direito fundamental, sabemos que é um direito de todos, mas também uma atuação coparticipativa que representa um dever de todos nós. Foi um momento de aproximação, para promotores de Justiça da cidade falarem sobre suas atuações em diversas áreas, zelando pela dignidade e direitos do cidadão, e também serviu para proporcionar às forças de segurança do estado a apresentação de suas estruturas e os trabalhos desenvolvidos em Arapiraca no tocante ao combate à violência”, afirma o chefe ministerial.

Para o desembargador Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que na ocasião representou o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) ,e já foi policial militar, é impossível ter uma segurança pública eficaz sem que haja integração.

“Não se tem uma segurança pública de qualidade com individualismo, o Poder Judiciário, por exemplo, é um dos pilares do sistema de justiça, mas não pode jamais tomar decisões sem que, primeiro, haja um processo com atuação de diversos órgãos. Ele garante a aplicação das leis, protege os direitos do cidadão, mas, é a última instância, o receptor final do trabalho coletivo que se inicia com as polícias e passa pelo Ministério Público. De forma que, isso prova claramente a impossibilidade de lograrmos êxito sem reconhecer a importância do outro. Esse evento foi idealizado com sabedoria, trazendo a sociedade para saber da atuação de cada um, mas também que ela tem deveres”, declara o desembargador.

O diretor da ESMP, promotor de Justiça Marcus Rômulo, reforça que dialogar é um dos elementos indispensáveis para um resultado tem participado ativamente de projetos importantes e o

“ O evento realizado pelo Ministério Público (MP) em Arapiraca já leva em seu tema uma palavra que fala de envolvimento, de conversa, de aproximação, quando afirma que o MP ‘interage’. Foi um momento gratificante, focado em segurança pública, promovendo o diálogo com a sociedade e contando com a participação de comandantes e delegados. Temos convicção de que todos saíram de lá com mais conhecimento”, disse o diretor da ESMP.

Em Arapiraca, o evento teve à frente o promotor de Justiça ivaldo Silva, hoje atuando no Controle Externo da Atividade Policial e no júri.

“O evento foi de extrema importância, trouxemos o MP Interage aqui para Arapiraca, local onde discutimos e dialogamos com a sociedade sobre segurança pública, para tanto convidamos o comandante do terceiro batalhão, o comandante do policiamento regional, o delegado titular da delegacia de homicídios e o delegado regional. Um evento com diálogos transversais entre o Ministério Público e a sociedade, idealizado na Procuradoria-Geral de Justiça, com o procurador-geral, doutor Lean Araújo, contando com o poio da Escola do Ministério Público, na pessoa doutor Marcos Rômulo, e eu, colaborando”, ressalta o promotor.

O promotor de Justiça Luiz Cláudio Branco Pires teve participação, falou sobre a seriedade do evento e parabenizou a iniciativa. No ciclo de palestras, o Ministério Público foi representado pelos promotores de Justiça Ivaldo Silva, Viviane Araújo e Thiago Chacon. Eles falaram sobre temas relevantes dentro de suas atribuições, como ações policiais, leis, direitos, júri, violência doméstica e familiar e acordos de não persecução penal.

Na comitiva da PGJ, estiveram o procurador de Justiça Isaac Sandes e o subprocurador-geral administrativo institucional Walber Valente que fez o encerramento do evento. Outra presença registrada foi a do procurador de Justiça aposentado, Geraldo Magela Pirauá.

Pela Segurança Pública falaram; o comandante de Policiamento da Região do Agreste, coronel Nilton Rocha Júnior; e o delegado titular da Delegacia de Homicídios de Arapiraca, Everton Gonçalves de Souza.

Como representante do Poder Legislativo estadual, e por já ter sido integrante da Polícia Militar de Alagoas, o deputado cabo Bebeto foi um dos convidados. O evento contou com a presença, também, do coronel da Reserva e atual secretário de Defesa Social Municipal, Enio Bolivar. Enquanto o Poder legislativo Municipal foi representado pelo vereador Vavazinho. Também participou o presidente da OAB/Al, em Arapiraca, Daniel Fernandes.

Ascom AMA

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.