OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de julho de 2025

Notícias

16/07/2025 às 16:43

Polícia Militar de Alagoas inicia segunda turma do Curso de Força Tática

Aula inaugural do curso aconteceu na sala 03 do cinema do Parque Shopping Maceió. Ascom PMAL Aula inaugural do curso aconteceu na sala 03 do cinema do Parque Shopping Maceió. Ascom PMAL

Com 53 alunos matriculados, a Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) iniciou nesta quarta-feira (16) a 2ª edição do Curso de Força Tática, coordenado pelo Batalhão de Polícia Militar de Ronda Tática Motorizada (Rotam).

Entre os componentes da turma do II CFT/2025 estão 48 integrantes da PM-AL, sendo cinco oficiais e 43 praças. Há também dois representantes da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), sendo um oficial e um praça. Completando a turma, estão agentes de duas forças de segurança alagoana: dois da Polícia Penal e um da Polícia Civil.

A aula inaugural aconteceu na sala 03 do cinema do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas, e foi prestigiada por autoridades civis e militares. Recepcionados pelo comandante do batalhão, major Helquias Pereira, os veteranos homenageados foram os sargentos Bernardo e Anjo. Ambos foram reconhecidos com a continência prestada pelos militares presentes. O rito foi comandado pelo coronel Rodrigo Lima Lins.

Coube também ao coronel Lima Lins a missão de apresentar a palestra de abertura. Foi durante o período em que o oficial superior comandou o Batalhão de Rotam que foi desenvolvida a primeira edição do curso, no ano de 2022.

Força Tática na PM-AL e o curso

A doutrina de Força Tática foi implantada em Alagoas no ano de 2003 a partir do primeiro grupamento originário do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Na época, militares lotados no 5º BPM foram ao Batalhão de Radiopatrulha (antiga denominação do Batalhão de Rotam), para frequentar o estágio de radiopatrulhamento.

A fração de tropa foi qualificada e preparada para a nova modalidade de policiamento que seria empregada na corporação alagoana. Posteriormente, a doutrina, na prática, se expandiu para outras unidades.

Em 2008, após o fim do Grupamento de Ações Rápidas (GAR) do 4º BPM, nasceu o 2º Grupamento de Força Tática, consolidando o 5º e 4º BPM como pioneiros nesse tipo de policiamento. Com o passar dos anos, outros batalhões da PM-AL criaram seus próprios Grupamentos de Força Tática.

O Curso de Força Tática da PM-AL nasceu da necessidade de padronizar, aprimorar e fortalecer as doutrinas operacionais voltadas ao patrulhamento tático motorizado, frente às demandas cada vez mais complexas da segurança pública. Na estrutura dos batalhões de áreas, trata-se de um reforço em suas regiões de atuação, desempenhando papel fundamental no combate e repressão aos crimes violentos.

A grade curricular do curso inclui disciplinas como Uso Diferenciado da Força, Doutrina de Força Tática, Abordagem de Força Tática a Pessoas, Veículos e Edificações, Técnicas Individuais de Combate, Sobrevivência Policial e Noções de Operações de Inteligência. As aulas serão ministradas por instrutores capacitados e selecionados pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).



Ascom PMAL

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.