Os atendimentos acontecem por meio da dedicação dos “SASer”, como são conhecidos os voluntários da SAS Brasil. Em 12 anos de existência, o voluntariado da organização social no Sertões alcançou mais de 46 mil brasileiros com especialidades médicas de difícil acesso e doou 3.042 mil óculos para crianças e adolescentes diagnosticados com doenças oculares.
A trilha começa em Goiânia (GO), onde acontece a largada do Sertões e o primeiro mutirão da jornada. Em seguida, a caravana pegará a estrada sentido Januária (MG) e por fim, Marechal Deodoro (AL), completando 14 dias longe de casa e mais de 2 mil km rodados levando saúde para quem mais precisa.
Nesta 12ª participação no 33º Sertões, os programas “À Flor da pele” (dermatologia) e “Ver Magia” (oftalmopediatria) serão destaque nos mutirões de saúde. Junto a outras especialidades (psicologia, pediatria, neurologia, otorrinolaringologia…), a SAS Brasil estima possibilitar 20 mil atendimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade que aguardam no Sistema Único de Saúde (SUS) até o fim da rota.
Em cada lugar, a SAS Brasil levará médicos para mitigar a demanda reprimida do sistema público de saúde. Os atendimentos acontecerão nas carretas itinerantes equipadas com consultórios de ponta, as Unidades Móveis de Saúde, que trilharão os caminhos do Sertões ao lado dos SASers, possibilitando o espaço das consultas, exames e até pequenas cirurgias.
Graças ao apoio de parceiros, a 12 anos a SAS Brasil acolhe com saúde comunidades remotas e com pouca ou nenhuma assistência. No Sertões, a organização social une forças ao projeto Olhares do Bem, a equipe esportiva Fifi Rally Team e o Grupo L’Oréal no Brasil através da Marca La Roche Posay, Accert, Rafattella Investimentos, Mitsubishi, i2Go, Petrobras e PrimeField.
Antes mesmo de esquentar os motores da competição, a caravana da SAS Brasil acelera para levar o acesso à saúde a brasileiros. ”O nosso combustível é levar atendimento para pessoas que, em muitos casos, não encontram especialistas perto de casa”, conta a co-fundadora e diretora médica da SAS Brasil, Adriana Mallet, ao lembrar da má distribuição de médicos no país, que não chega a 2 por 1 mil habitantes segundo a Associação Médica Brasileira.
Em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, as ações ocorrerão de maneira integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando procedimentos já aguardados pelos moradores. Junto a isso, a organização social também realizará ações educativas com foco na promoção da saúde e na formação de agentes locais, ampliando o legado da ação para além da visita presencial.
Programa de saúde Ver Magia
Criança em consulta com oftalmopediatra na expedição SAS Brasil no Sertões 2024.
Foto: SAS Brasil
Em 2025, o Ver Magia trilhará a rota do Sertões mais uma vez. O programa de saúde da visão infanto-juvenil da SAS Brasil surgiu em resposta aos índices de evasão escolar relacionados a doenças oculares. Junto às escolas e ao SUS, o programa possibilita o exame da visão, a consulta com o oftalmopediatra e o óculos de grau com armação e lentes gratuitamente para crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
Durante a 13ª participação da SAS Brasil no Sertões, o Ver Magia também estará em Goiânia (GO), Januária (MG) e Marechal Deodoro (AL). Os estudantes poderão passar pelos atendimentos, escolher a armação e ver a magia do mundo em um gesto capaz de devolver a confiança a pequenos que enfrentam dificuldades para enxergar o quadro na sala de aula.
Nesta edição, a SAS Brasil, com apoio do projeto Olhares do Bem, estima doar cerca de 300 óculos de grau por cidade. A previsão final contabiliza 12 mil atendimentos para cerca de 2,4 mil crianças e adolescentes dos três municípios da rota.
Programa de saúde A flor da pele
Remoção de lesão suspeita durante mutirão de saúde da SAS Brasil em abril de 2025.
Foto: SAS Brasil
À Flor da Pele é mais um programa da SAS Brasil presente no Sertões 2025. Com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele, o programa combate o tipo de tumor de maior incidência entre homens e mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Por meio da educação em cuidados com a pele e atendimentos gratuitos, como triagens e cirurgias para remoção de lesões suspeitas, o programa de saúde atende populações em situação vulnerável à doença. O À Flor da Pele está em vilas pesqueiras e municípios litorâneos do Ceará, além de outras regiões do país em que o acesso a um dermatologista pode demorar meses e até anos.
Assim como em outros programas da SAS Brasil, o À Flor da Pele segue o acompanhamento com cada pessoa atendida através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e por meio da telemedicina. Com rodas de conversa, distribuição de protetor solar e mutirões presenciais, o programa olha com atenção para uma doença quase sempre invisibilizada.
Durante o Sertões 2025, o programa de dermatologia da SAS Brasil terá um papel fundamental na remoção de lesões suspeitas previamente triadas. Até o fim da programação, uma equipe com cinco dermatologistas voluntários realizarão cerca de 1,2 mil atendimentos para mais de 300 brasileiros.
Voluntariado
Voluntários da SAS Brasil na expedição Sertões 2024.
Foto: SAS Brasil
Em resposta a má distribuição de médicos, em especial os especialistas, a SAS Brasil reúne profissionais da saúde do país inteiro para acolher pessoas que tanto os aguardam. Intitulados “SASers”, os voluntários atuam nas consultas de telessaúde e em ações presenciais, como o Mutirão de Saúde e o SAS Brasil no Sertões. Para as ações da SAS Brasil no Sertões 2025, cerca de 130 pessoas inscreveram-se para o voluntariado.
Qualquer pessoa pode ser um voluntário da SAS Brasil e atuar na logística e acolhimento. Antes do início das ações, os voluntários participam de reuniões preparatórias com orientações e esclarecimento, além de formalizar os compromissos e responsabilidades mútuos, garantindo que todas as partes estejam alinhadas.
Ao final, prevalece o olhar esperançoso de cada pessoa abraçada. “Tudo que eu sei de técnico veio da faculdade, mas aprender a ser uma boa médica foi aqui na SAS Brasil”, contou emocionada Camila Perez, médica e voluntária da SAS Brasil desde 2018, antes mesmo de iniciar o curso de medicina, ao ver seu registro profissional ser ativado enquanto acolhia moradoras da Zona Norte de São Paulo em um mutirão de saúde da mulher.
Médicas Camila Perez (à direita) e Ana Beatriz Leite (à esquerda) em ação de saúde da SAS Brasil.
“Vi de perto a desigualdade a um direito básico que deveria ser de todos; o direito à saúde [...] Ser um voluntário da SAS Brasil me permitiu acolher pessoas e também me transformou enquanto ser humano”, disse o paraibano de João Pessoa, Paulo Kishishita, após o primeiro contato com o voluntariado por meio da SAS Brasil no ano passado.
Paulo Kishishita realizando cadastro de mãe e filha durante ação de saúde da SAS Brasil no Sertões 2024
Foto: SAS Brasil
Mais informações sobre o voluntariado da SAS Brasil podem ser solicitadas por meio do email “[email protected]” ou pelo WhatsApp (11) 94543-3305.
Parceiros e apoiadores
Além do Sertões, outros corações se unem para possibilitar o acesso à saúde a pessoas com pouca ou nenhuma assistência, são eles: o projeto Olhares do Bem, a equipe esportiva Fifi Rally Team e o Grupo L’Oréal no Brasil através da Marca La Roche Posay, Accert, Rafattella Investimentos, Mitsubishi, i2Go, Petrobras e PrimeField.
Cronograma
* Rota poderá sofrer alterações durante a expedição, exceto no início e fim.
SAS Brasil no Sertões - Impactando histórias nas veredas do Brasil
Primeiro mutirão de saúde da SAS Brasil no Sertões.
Créditos: SAS Brasil
Há mais de uma década, a SAS Brasil e o Sertões têm levantado poeira e deixado a marca da transformação do acesso à saúde por onde passam. Começou com um grupo de oito amigos que decidiram trilhar as veredas do Brasil carregando uma tenda de campanha para levar saúde a comunidades desassistidas. No início foram 1,5 mil pessoas beneficiadas, hoje são mais de 50 mil brasileiros abraçados pela organização social durante o maior raly das Américas.
"Estamos trilhando esse caminho há 12 anos juntos, SAS Brasil e Sertões, com um propósito claro: levar saúde para quem mais precisa e transformar vidas", conta a CEO da SAS Brasil, Sabine Zink, sobre o compromisso social da organização. Para a co-fundadora, o Sertões é mais do que um campeonato; “É um dos momentos mais aguardados, em que movemos vários voluntários de diversas regiões do país para acolher milhares de pessoas”, mencionou.
Sobre a SAS Brasil
Organização social cuja missão é levar atendimento em saúde para quem não tem desde 2013, a SAS Brasil possibilita consultas, exames e até cirurgias para populações com carência em saúde por meio de ações itinerantes e fixas em regiões escassas de médicos especialistas. Resolvendo problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento, a SAS Brasil atua em auxílio ao sistema público de saúde, mitigando diretamente a demanda reprimida do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a saúde digital, a SAS Brasil já garantiu acesso a diversas especialidades para milhares de pessoas e criou soluções inovadoras premiadas nacional e internacionalmente, como as cabines de teleatendimento e os exames ginecológicos remotos pioneiros. Junto à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), fundou o primeiro laboratório em saúde digital e impacto social do Brasil, o Living Lab, que recebe estudantes e profissionais da área da saúde para geração de protocolos em telessaúde, visando ampliar o alcance por meio da telemedicina. Em seus doze anos de história, a SAS Brasil já beneficiou mais de 2 milhões de brasileiros em mais de 350 cidades de 24 estados do país.
Sobre o Sertões
Criado em 1993 e organizado pela Dunas, o Sertões chega este ano à 33ª edição como o maior e mais tradicional rally das Américas. Ao longo destas mais de três décadas, a prova atravessou as cinco regiões do país e todos os seus biomas, sempre em um desafio único para seres humanos e máquinas. Para além da competição, o Sertões se notabiliza por revelar tesouros naturais, muitas vezes desconhecidos do público. Tornou-se ainda o evento esportivo nacional com o mais amplo conjunto de ações socioambientais. Entre as iniciativas estão a neutralização total das emissões de carbono, a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos sólidos; do óleo lubrificante usado pelos veículos e do óleo de cozinha empregado pelas equipes; o atendimento à saúde por meio das expedições da SAS Brasil; a distribuição de filtros e estações de tratamento de água a comunidades carentes; concursos de Artes e Gastronomia, projetos educacionais e o estímulo à economia dos locais atravessados.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.