A Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), vem atuando há dois meses no projeto Rede Limpa, iniciativa que tem por objetivo retirar cabeamentos em desuso nos postes de Maceió, garantindo mais segurança para a população e contribuindo esteticamente para uma cidade ainda mais bonita e organizada.
Nesse período, a autarquia, em parceria com a Associação dos Provedores do Estado de Alagoas (Aspeal), recolheu mais de 80 toneladas de fios, o que corresponde a cerca de 120 mil metros de cabos obsoletos e sem utilidades. Bairros como Jatiúca, Pajuçara, Pontal da Barra, trechos da Ponta Verde, Jaraguá e Centro receberam ações do projeto.
A iniciativa inédita em Maceió reforça o compromisso da gestão JHC em garantir a segurança das pessoas e do fluxo de veículos - já que fios emaranhados aumentam o risco de curto-circuito, choques e interferências elétricas. O benefício impacta também a estética da cidade e reverbera no turismo e na valorização do comércio local.
Para assegurar que realmente apenas fios obsoletos e em desuso sejam retirados, as equipes do projeto atuam por meio de orientações técnicas precisas, que estudam e identificam quais cabeamentos estão inativos. Os trabalhos são realizados por profissionais de telecomunicação ligados à Aspeal.
A Ilumina faz o recolhimento dos cabeamentos, promovendo o descarte correto com o objetivo de causar o menor impacto possível à população maceioense.
Segundo o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, a iniciativa faz com que Maceió dê passos largos em direção à modernização urbana.
“O Rede Limpa é um projeto completo. Traz a organização dos cabeamentos de postes, alinhado também para que, enquanto as ações acontecem, a população seja impactada com uma estética agradável e segura, sem atividades que atrapalhem a dinâmica da cidade. A modernização da rede de iluminação e seus equipamentos é prioridade da gestão JHC e a Ilumina abraçou esse papel para que a capital alagoana esteja cada vez mais conectada com a sustentabilidade”, destacou.
A conclusão dos trabalhos na área litorânea da capital alagoana está prevista para oito meses. Logo após, as ações seguem para o bairro Centro.
Durante a retirada dos cabos em desuso, a Aspeal realiza a compactação dos cabos restantes em um único filamento e permite a continuidade do funcionamento dos serviços de telefonia e Internet, enquanto o material inutilizado é retirado.
Ascom Ilumina
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.