OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 17 de julho de 2025

Notícias

17/07/2025 às 17:18

Palmeira sedia capacitação regional promovida pelo Ministério da Cultura para artistas

Na tarde desta quarta-feira (16), a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, sediou uma importante capacitação voltada aos fazedores de cultura do município e das cidades vizinhas. O encontro, promovido pelo Escritório do Ministério da Cultura em Alagoas, aconteceu na sede do Cesmac Faculdade do Sertão e contou com a presença dos secretários municipais de Cultura Ana Cássia Araújo e de Desenvolvimento Econômico e Turismo Júlio Permínio, além de representantes de diversos municípios da região.

Estiveram presentes no evento autoridades dos municípios de Minador do Negrão, Belém, Maribondo e Quebrangulo, que reforçaram o compromisso regional com o fortalecimento das políticas públicas culturais.

A capacitação foi dividida em dois momentos. O primeiro contou com uma palestra voltada à sociedade civil e abordou o histórico das políticas culturais no Brasil e o papel do Estado no desenvolvimento e fomento da cultura. O objetivo foi orientar artistas, produtores, gestores e agentes culturais sobre o funcionamento e a importância do Sistema Nacional de Cultura (SNC); já a segunda parte da atividade acontece nesta quinta-feira (17).

A secretária municipal de Cultura de Palmeira dos Índios Ana Cássia Araújo, destacou a relevância da capacitação para fortalecer a articulação entre os municípios e ampliar o alcance das políticas culturais na região. “Palmeira dos Índios tem buscado se consolidar como um polo regional de cultura, e sediar essa capacitação reforça nosso compromisso com a formação continuada dos agentes culturais. Esse diálogo entre municípios é essencial para que possamos avançar juntos na construção de políticas públicas sólidas, inclusivas e com identidade local”, afirmou a secretária.

A representante do Escritório do Ministério da Cultura em Alagoas Ana Rodrigues também destacou a importância do contato direto com os municípios. “Essa série de reuniões foi pensada para oferecer um atendimento mais próximo e personalizado aos gestores. Queremos divulgar e fortalecer o Sistema Nacional de Cultura, incentivando que cada cidade construa políticas públicas baseadas em sua identidade cultural”, afirmou.

Participaram ainda da atividade o vice-prefeito de Minador do Negrão, Heldinho Barros; o secretário de Cultura do mesmo município, Robério Ferro; o diretor de Cultura de Quebrangulo, Deandson Ferreira; o assessor de Cultura Raul Felício, também de Quebrangulo; e a representante do Museu Graciliano Ramos Maria Selena. A atividade busca fortalecer o diálogo entre instituições culturais da região.

Ascom Palmeira dos Índios 

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.