OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

12/05/2018 às 08:10

Governador Renan Filho manifesta pesar pela morte do professor Élcio Verçosa

Professor Élcio de Gusmão Verçosa é considerado um dos grandes estudiosos da Educação em Alagoas(Foto: Divulgação) Professor Élcio de Gusmão Verçosa é considerado um dos grandes estudiosos da Educação em Alagoas(Foto: Divulgação)

Dayris Carvalho

“Rogo a Deus que lhes dê conforto neste momento de tristeza. Élcio Verçosa tinha espírito público, entusiasmo e capacidade de aglutinar as pessoas em torno da causa a que dedicou sua vida: a defesa da escola pública e gratuita e do ensino de qualidade. Ele vai fazer falta a todos nós”, declarou o governador.

Considerado um dos grandes estudiosos da Educação em Alagoas, Élcio de Gusmão Verçosa enfrentava um câncer já há algum tempo. O corpo está sendo velado no Cemitério Parque das Flores, no Tabuleiro do Martins, onde também será o sepultamento, neste sábado (12), às 10h.

Segundo o governador, com o falecimento do professor Alagoas perde não somente um dedicado profissional e formador de gerações, como, também, um grande escritor. Élcio Verçosa foi o autor de livros como ‘História do Ensino Superior em Alagoas: Verso & Reverso, (Maceió, Edufal, 1997)’; ‘Existe uma Cultura Alagoana?(Maceió, Catavento, 2002)’, ‘A Propósito de Textos Didáticos na Prática Escolar: Um Estudo Sociopolítico da Ação Docente’, (Maceió, Ed. Catavento, 1999);- ‘Caminhos da Educação em Alagoas: Da Colônia aos Dias Atuais,(Maceió, Edições Catavento, 2001)’.

“Élcio Verçosa, além de um grande intelectual, era um apaixonado pela luta dos trabalhadores, e encontrou na Educação a ferramenta para levar a cabo sua luta. Dedicou toda a sua vida à educação: ensinando, aprendendo e formulando. O Estado de Alagoas está de luto”, disse o vice-governador Luciano Barbosa, que esteve à frente da Secretaria de Estado da Educação nos últimos três anos.

A secretária de Estado da Educação, Laura Souza diz que Élcio era “um grande lutador e militante pela democracia, pela liberdade, pela educação pública, gratuita e de qualidade”.

Diplomado em Letras, Mestre em Política e Planejamento Educacional, Doutor em História e Filosofia da Educação são títulos que Élcio Verçosa carregava ao traçar o caminho pela excelência na política e cultura de Alagoas. “Desde os anos 70 foi um lutador valoroso pela democracia e os direitos humanos. Perco um companheiro e amigo de muitas jornadas”, diz o senador Renan Calheiros.

Quem também o conheceu,  em meados de 1970, foi o secretário de Estado da Comunicação, jornalista Ênio Lins, que ‘durante mais de quarenta anos acompanhou o objetivo de vida pela educação alagoana de qualidade, deixando um grande legado a Alagoas, que sentirá, profundamente, sua ausência”.

Como professor no mestrado História da Educação na Universidade Federal de Alagoas, Élcio Verçosa conheceu o também professor e pesquisador, Edvaldo Nascimento. “Sinto-me horado, grato e orgulhoso de ter passado por esse homem tão comprometido com a justiça social”, afirmou.

A humildade, as transformações sociais e o compromisso com sua terra são as características mais lembradas pelos amigos, alunos e colegas de trabalho nesse momento de despedida.

Agência Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.