OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de maio de 2025

Notícias

07/08/2023 às 18:04

EsmalnaBienal: lançamento de onze obras de magistrados e servidores

Estande da Esmal será montado nesta terça (8). Foto: Dicom TJAL. Estande da Esmal será montado nesta terça (8). Foto: Dicom TJAL.

O Poder Judiciário alagoano, através da Escola Superior de Magistratura (Esmal), estará presente na 10ª Bienal do Livro de Alagoas, com o lançamento de onze obras inéditas de magistrados e servidores. Além disso, exposições, contação de estórias e ações de conscientização serão promovidas no maior evento literário de Alagoas, de 11 a 20 de agosto. A Bienal é aberta ao público.

Segundo Mirian Alves, diretora da Biblioteca Geral do Judiciário, a participação da Esmal na Bienal do livro é uma oportunidade de divulgar a produção intelectual de servidores e magistrados e as publicações institucionais, além de aproximar o Judiciário da sociedade alagoana.

“Participar da Bienal traz um grande estímulo para que a comunidade do Poder Judiciário participe do evento como um todo, aproveitando a oportunidade de interação, aprendizado, e ampliação de repertório cultural”, ressaltou Miriam, aproveitando a oportunidade para convidar todos para o evento e para visitar o estande da Esmal.

A programação do evento contará ainda com feira de troca de livros, encontro com autores, divulgação de publicações institucionais, exposições, roda de poesias, roda de conversa, recebimento de doação de livros para o projeto ‘Livros que Libertam’, entre outras atividades culturais.

Confira a programação completa do estande da Esmal na 10ª Bienal do Livro de Alagoas:

PROGRAMAÇÃO #ESMALNABIENAL

10ª Bienal Internacional do Livro de Maceió: De 11 a 20.08.2023, no Centro de Convenções de Maceió

- 11.08.2023

18h30 Abertura oficial do estande da Esmal na Bienal com a presença da Diretora da Esmal, Desa. Elisabeth Carvalho Nascimento e do Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Des. Fernando Tourinho de Omena Souza.

19h. Lançamento do Livro Código de Processo Civil Comentado Artigo por Artigo, do autor Leonardo Carneiro da Cunha.

-12.08.2023

14h. Direito e Literatura: Indicações de leitura com os participantes do Clube do Livro. Feira de Troca de Livros.

16h:30 Encontro com os autores e lançamento do livro: Corregedoria Geral da Justiça e as serventias extrajudiciais. Organizadores: Presidente Des. Fernando Tourinho de Omena Souza, Karoline Mafra Sarmento Beserra, Magistrada Lorena Carla Vasconcelos Sotto-Mayor e Márcio Oliveira Rocha.

-13.08.2023

14h. Roda de conversa e divulgação do Projeto Mãe Consciente, ação de conscientização com o Comitê Gestor Estadual da Primeira Infância, (Magistrada Soraya Maranhão e equipe da Coordenadoria da Infância e Juventude).

16h30 Lançamento do livro: Audiência de custódia no processo penal fraterno, do Magistrado Sandro Augusto Barros.

-14.08.2023

10h. Ação de divulgação da Revista Direitos Humanos em Debate: edição temática Mulheres, Direitos Humanos e Justiça, da Coordenadoria de Direitos Humanos.

10 às 22h. Exposição Dicionário Feminista, da Biblioteca do Poder Judiciário de Alagoas

14 às 16h. Agosto Lilás: Ação de conscientização sobre violência contra a mulher, com a equipe da Coordenadoria da Mulher e da Casa da Mulher Alagoana.

16h.30 Roda de conversa sobre O fenômeno do Superendividamento na sociedade atual, com a participação de Sandra Janine Wanderley C. Maia, Juíza do 11º Juizado da Capital e Norma Suely Negrão, Defensora Pública Estadual, Coordenadora do Nudecon.

Lançamento do livro: Núcleo Multidisciplinar de Atendimento ao Superendividado, Organizadoras: Karen Rick Danilevicz Bertoncello e Maria Cláudia Felten. A servidora Juliana Cardoso de Lima (11º Juizado Especial Cível da Capital) é uma das autoras da obra.

-15.08.2023

14h. Reunião do Grupo de Apoio à Adoção e ação de divulgação do Projeto Adoções Possíveis, com a Coordenadoria da Infância e Juventude (Magistrado Ygor Figueiredo e equipe).

16h:30 Lançamento dos livros: A in(existência) de dificuldade contramajoritária do Supremo Tribunal Federal na análise da execução provisória da pena; e

A interferência da teoria dos precedentes judiciais norte-americana nos precedentes vinculantes/obrigatórios da legislação processual civil brasileira, do servidor Diego de Lima Leal (Oficial de Justiça).

-16.08.2023

10h. Contação de estórias com alunos de Escolas Públicas, com o Programa Cidadania e Justiça nas Escolas (PCJE).

14h. Contação de estórias para alunos atendidos pelo PCJE.

15h. Roda de Poesia com o PCJE.

17h. Divulgação do trabalho do PCJE, com a equipe do Programa.

18h. Lançamento do livro: Justiça Restaurativa pela Lente de uma Magistrada: um relato de experiência, da Magistrada Carolina Valões.

-17.08.2023

10 às 22h. Recebimento de doações de livros para o Projeto Livros que Libertam, de remição da pena pela leitura (Poder Judiciário de Alagoas e Secretaria de Ressocialização, SERIS-AL).

10 às 19h30 Exposição e venda de peças de artesanato produzidas por reeducandos do Sistema Prisional.

Exposição de resenhas escritas por reeducandas do Projeto Livros que Libertam.

20h. Lançamento do Livro: Rompendo silêncios: o encarceramento de mulheres em Alagoas, da servidora Nathália Maria Wanderley Cavalcante (Assessora Judiciária no Gabinete da Des. Celyrio Adamastor Tenório Accioly).

-18.08.2023

10h. Conheça o curso de Pós-Graduação e Residência Jurídica da Esmal, com a Coordenação Geral de Cursos da Esmal.

14h. Revista da Esmal: encontro com autores e roda de conversa sobre publicação e divulgação de pesquisas jurídicas, com a Coordenadora de Pesquisa e Produção Científica Lorena Carla Sotto-Mayor e o Coordenador Geral de Cursos, Magistrado Alberto Jorge Correia de Barros Lima.

16h. Encontro com os participantes do VII ENPEJUD – Encontro de Pesquisas Judiciárias da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas: “Direito Fundamental à razoável duração do processo: qual a sua contribuição?” e lançamento do livro eletrônico composto pelos artigos apresentados durante o evento.

19h. Lançamento do livro Responsabilidade Tributária do Administrador: A construção da Regra-Matriz do artigo 135, inciso III, do Código Tributário Nacional, da servidora Danyelle Rodrigues de Melo Nunes (Gabinete do Des. Otávio Leão Praxedes)

-19.08.2023

10 às 22h. Exposição sobre a Memória do Poder Judiciário, com o Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário de Alagoas.

14h. Lançamento do Podcast da Comissão de Gestão da Memória do Poder Judiciário de Alagoas.

16h30 Roda de Conversa sobre a História do Poder Judiciário, com o Curador do Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário, Dr. Claudemiro Avelino de Souza.

-20.08.2023

10h. Encontro e bate-papo com as escritoras Alana Labin, autora do livro de poemas “Do que é feito o universo” e Danielma Reis, autora dos livros literários “Se eu pudesse me perdoar” e “Inesperada Conexão”.

14h. Conciliação e mediação: todo mundo ganha, ação de conscientização com a equipe do NUPEMEC (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos) e CEJUSCs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania).

16h. Lançamento do livro: Mediação de conflitos: Prática conciliatória e acesso à justiça como instrumento adequado à pacificação social, Coordenadoras: Alajose Medeiros de Melo Caballero e Sônia Maria Albuquerque Soares. São colaboradoras da obra, as servidoras: Moacyra Verônica Cavalcante Rocha Guañabens (NUPEMEC), Danielle Moura Lins (Gabinete do Des. Tutmés Airan de Albuquerque Melo), Patrícia Katarina dos Santos Fontan (Gabinete do Des. Ivan de Vasconcelos Brito Júnior) e Karin Maria Montenegro Marques (Mediadora no CEJUSC).

 Dicom TJAL

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.