Interface do registro e do licenciamento de empresa no estado, o Portal Facilita Alagoas contará com novas funcionalidades a fim de simplificar a utilização do sistema e melhorar a experiência dos usuários quanto aos serviços. Dentre elas, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) destaca a total automação da análise de nome empresarial e a criação do contrato padrão para abertura de filial.
O gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, garante que diversas mudanças devem ser implementadas nos próximos meses. Essas melhorias foram tratadas durante o 14º Workshop do SigFácil, realizado na última semana, em João Pessoa, na Paraíba. O evento reuniu onze estados que utilizam o sistema SigFácil, desenvolvido inicialmente para Alagoas e adquirido por outras unidades federativas como Paraná, Goiás e Sergipe.
Ainda de acordo com o gerente, as novidades incluirão mudanças na visão externa, para os clientes, e na utilização interna por parte dos servidores da Junta Comercial. Outro ponto a contar com evolução será as seções de informações destacadas nas pesquisas empresariais, que terão especificações maiores.
“É importante a troca com outros estados, porque nos deparamos com outras realidades e experiências. Cada melhoria pode parecer pequena, mas elas representam evoluções pontuais, que, juntando, impactam no tempo de registro de um processo e na experiência do usuário. Colocaremos à disposição dos clientes funcionalidades que eles teriam que fazer por outros caminhos, ou seja, no fim, é um ganho de tempo e dinheiro”, exalta.
As novas funcionalidades a serem implementadas serão:
Automação total para consulta prévia de nome, sem necessidade de análise humana;
Geração de contrato padrão pelo próprio Portal Facilita Alagoas para abertura de filial;
Geração de contrato padrão pelo próprio Portal Facilita Alagoas para alterações de endereço;
Certidão simplificada exibindo todos os tipos de bloqueio que não possuem sigilo;
Criação de certidão específica de linha do tempo do Quadro de Sócios e Administradores (QSA);
Criação de funcionalidade para certidão de nada consta;
Criação de funcionalidade no portal para solicitação de bloqueio de CPF;
Criação de funcionalidade no portal para envio de ofício por pessoa física;
Para os servidores da Juceal, melhoria na visualização externa para livros contábeis e certidões;
Para os servidores da Juceal, implementação de funcionalidade para visualização de documentos anteriormente protocolados.
Administrado pela Junta Comercial, o Portal Facilita Alagoas é o sistema responsável pelos processos de abertura, alteração e baixas de empresas, além de ser a interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). no estado.
Hotton Machado / Ascom Juceal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.