OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 27 de maio de 2024

Notícias

03/04/2024 às 14:50

No Dia Mundial da Saúde, Defensor Público Federal destaca a importância do SUS para os brasileiros

Em homenagem ao Dia Mundial da Saúde, que será comemorado neste domingo, 7 de abril, o Defensor Público Federal André Naves, especialista em Direitos Humanos e Inclusão Social, ressalta a importância do Sistema Único de Saúde para os brasileiros. Criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado dois anos depois, em 1990, o SUS, segundo Naves, desempenha um papel crucial no enfrentamento de doenças, na vacinação, na promoção da saúde e no atendimento a todos os cidadãos, independentemente de sua condição socioeconômica.

"O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade não apenas de celebrarmos os avanços conquistados pelo Brasil na área da saúde nas últimas três décadas com o SUS, mas também um momento importante para refletirmos sobre os muitos desafios que ainda precisam ser enfrentados pelo poder público para que nosso Sistema de Saúde avance cada vez mais, garantindo a todas as pessoas um atendimento de alto padrão, similar ao da iniciativa privada, com recursos tecnológicos de última geração, em hospitais e postos de saúde de todas as regiões do país”, afirma.

Ao longo dos mais de 30 anos de existência, o SUS evoluiu historicamente, adotando medidas como a descentralização e a municipalização de ações e serviços. Neste contexto, André Naves enfatiza a necessidade de reconhecimento do SUS como um dos pilares essenciais para a garantia do direito à saúde da população mais carente. E lembra que, especialmente em tempos desafiadores como os que vivemos, pós-pandemia de Covid e com pandemia de dengue em diversos pontos do Brasil atualmente, é fundamental destacar e elogiar o trabalho incansável dos profissionais de saúde que atuam diariamente para oferecer cuidados e assistência a milhões de pessoas em todo o país.

“Todos os cidadãos precisam se unir em apoio ao SUS, reconhecendo a grande importância que o Sistema representa para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida de todos os brasileiros. Reafirmamos nosso compromisso com a defesa de um sistema de saúde público, universal e de qualidade para todos. E o Dia Mundial da Saúde é propício para isso. Este legado é nosso!”, destaca o Defensor Público.

O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo. Atende a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente do Sistema para tratar da saúde.

Fonte: Assessoria 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.