OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de maio de 2025

Notícias

12/04/2024 às 19:33

Mulheres dominam cargos de liderança pública em Alagoas, com apoio da organização Motriz

Crédito: Freepik Crédito: Freepik

O estado de Alagoas anda ganhando destaque por um bom motivo: o aumento da presença feminina nos cargos de liderança do governo estadual. Com 57% dos cargos de primeiro escalão ocupados por mulheres, Alagoas caminha para se tornar um ponto de referência da liderança feminina no Brasil.

A mudança na estrutura aconteceu graças às movimentações realizadas durante o mês de março, que foi marcado por uma série de eventos e atividades dedicadas a celebrar e avançar a agenda de gênero na administração pública. Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado (SEPLAG), em parceria com a Escola de Governo de Alagoas (EGAL), o evento "Elas no Governo", que contou com a mediação da consultora de implementação da Motriz, Priscila Franco, se destacou nessa jornada. Também houve palestras e conversa aberta com secretárias estaduais, representantes do Ministério das Mulheres e especialistas em gestão pública.

Estas atividades não apenas celebram a conquista das mulheres na esfera pública, mas também ressalta a importância do apoio e da capacitação proporcionados por iniciativas como a Motriz. A presença da organização também foi fundamental nessa trajetória.

“Essa força da liderança feminina em Alagoas não passa despercebida. Reflete não apenas um avanço significativo na equidade de gênero, mas também um reconhecimento do potencial das mulheres para liderar e influenciar positivamente as políticas públicas e decisões do estado”, explica Joice Toyota, diretora executiva da Motriz.

Fruto da fusão entre o Instituto Gesto e o Vetor Brasil, a Motriz é uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito fortalecer o poder executivo brasileiro para que entregue serviços de qualidade a todas as pessoas no Brasil, com equidade e sustentabilidade socioambiental. Com soluções inovadoras voltadas para a educação pública e o engajamento de lideranças públicas, a Motriz procura contribuir para a implementação de políticas públicas mais efetivas, inclusivas e diversas no Brasil.

"O movimento realizado pelo Governo de Alagoas em relação ao protagonismo feminino na gestão de pastas é uma inspiração, um exemplo a ser seguido. Para a Motriz, atuar diretamente nesse projeto representa um grande aprendizado, confirmando nossa certeza no potencial da liderança feminina”, afirma Sonia Regina Guaraldo, coordenadora sênior de implementação da Motriz.

Fonte: Assessoria 

Comentários

Coqueiro Seco
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.