OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de junho de 2024

Notícias

24/04/2024 às 18:01

ALE discute projeto que presta homenagem a professora alagoana

Os parlamentares presentes à sessão ordinária desta quarta-feira, 24, apreciaram 20 itens na ordem do dia, entre eles, o projeto de lei ordinária nº 721/2024, que denomina de Professora Maria Élida Dias Carvalho Pereira a nova escola estadual localizada no município de São Sebastião. Discutido em 2º turno, o texto é de autoria do deputado Bruno Toledo (MDB).

"Nascida em 6 de abril de 1988, um dia após a promulgação da Constituição Cidadã, Élida faleceu em 8 de dezembro de 2019, em decorrência da Síndrome de Hellp, desenvolvida no final da gestação, que gerou complicações pós-parto, aos 31 anos, deixando esposo, filho e uma legião de admiradores entristecidos com sua partida", disse o deputado. Graduada em História pela Universidade Estadual de Alagoas, com especialização em Metodologia do Ensino em História, Élida também era bacharelanda em Direito na mesma instituição.

Maria Élida fazia parte do quadro de coordenadores da escola municipal José Pereira Lúcio, no município de Arapiraca, e também era professora desde 2013 na escola estadual José Félix de Carvalho Alves, localizada no município de São Sebastião. "Amante da leitura, gostava viajar, amava a sua profissão e conquistava todos a sua volta como seu jeito crítico, cativante, dedicado e paciente", afirmou o deputado em sua justificativa.

A matéria foi lida em 2ª discussão e para se tornar lei precisa de mais uma votação, em 2º turno. Sendo aprovada, será encaminhada para o Executivo.

Acompanhe as demais matérias analisadas em plenário:

Matérias votadas em 2º turno:

- Projeto de lei ordinária nº 834/2024, de autoria do Poder Executivo, que o autoriza a abrir, ao orçamento vigente, crédito suplementar em favor do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.

- Projeto de lei ordinária nº 706/2024, de autoria do Poder Executivo, que o autoriza a contratar operação de crédito com garantia da União.

Matérias votadas em 1º turno:

- Projeto de lei ordinária nº 586/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que concede título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao senhor Carlos Eduardo Gabas.

- Projeto de lei ordinária nº 673/2023, de autoria do deputado Fernando Pereira (Progressistas), que concede título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao bispo Dom Valdemir Ferreira dos Santos.

Matérias em discussão única:

- Veto parcial ao projeto de lei ordinária nº 646/2023, que autoriza o Poder Executivo a criar o Museu de Território Industrial Gustavo Paiva.

- Veto total ao projeto de lei ordinária nº 629/2023, que autoriza o Poder Executivo a criar o programa Passe Livre.

- Veto total ao projeto de lei ordinária nº 638/2023, que autoriza o Poder Executivo a criar o programa de apoio às cozinheiras comunitárias para o combate à fome.

Matérias discutidas em 2º turno:

- Projeto de resolução nº 61/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que concede a comenda Divaldo Suruagy à senhora Marly Ribeiro de Souza Aprígio.

- Projeto de resolução nº 87/2023, de autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), que concede a comenda Dr. Hélvio Auto ao profissional da saúde Marcos Ramalho Martins.

- Projeto de lei ordinária nº 436/2023, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), que institui o Dia da Busca e da Defesa da Criança Desaparecida no âmbito do Estado de Alagoas,

- Projeto de lei ordinária nº 594/2023, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que considera de Utilidade Pública a Agremiação Cultural Chapéu de Couro.

- Projeto de lei ordinária nº 685/2023, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que considera de Utilidade Pública a Associação Beneficente Amo os Animais Elisabeth Pinto-ABAAEP.

- Projeto de lei ordinária nº 711/2024, de autoria do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que considera de Utilidade Pública o Instituto de Saúde e Cidadania do Brasil.

- Projeto de lei ordinária nº 720/2024, de autoria do deputado Lelo Maia (União Brasil), que considera de Utilidade Pública o Instituto Transformar.

- Projeto de lei ordinária nº 723/2024, de autoria da deputada Gabi Gonçalves (Progressistas), que considera de Utilidade Pública a Associação dos Moradores e Agricultores Familiares de Bititinga.

- Projeto de lei ordinária nº 729/2024, de autoria do deputado Fernando Pereira (Progressistas), que considera de Utilidade Pública o Instituto Crescendo em Deus.

Matérias discutidas em 1º turno:

- Projeto de lei ordinária nº 583/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que concede título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao senhor Jorge Rodrigo Araújo Messias.

- Projeto de lei ordinária nº 584/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que concede título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao senhor Rogério Favreto.

Ascom ALE

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.