O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, vistoriou as obras do Fórum da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), nesta terça-feira (25), durante plantão, no recesso forense.
Tourinho ressaltou que a reforma do Fórum universitário é uma das prioritárias em sua gestão e que por isso quer acompanhar de perto o andamento da obra.
“Estamos no recesso e estou aproveitando para verificar in loco as obras desse importante prédio, que é o Fórum Universitário. Estamos conversando muito com os nossos engenheiros, arquitetos e com as empresas que estão à frente das obras, para que eles possam dar uma atenção prioritária. Pretendo, até o final do ano, reinaugurar esse Fórum”, disse.
Segundo ele, com a reforma do prédio, será possível ampliar consideravelmente a estrutura para atender toda a demanda da 16ª e da 26ª varas, como também o 8º juizado especial cível e criminal.
Melhorias
A arquiteta do TJAL, Sofia Christopoulos, responsável pela obra, explicou que a reforma irá ampliar cerca de 50% da sua área anterior.
“O projeto está crescendo em cerca de 50%, o que já existe hoje no fórum, a fim de atender a comunidade da parte alta da cidade. É uma reforma total do prédio com reforma da parte elétrica, hidráulica, de incêndio, a fim também de atender todas as normas do CNJ e deixar o fórum adequado para atender a sociedade nos próximos anos”, destacou.
O engenheiro Ronaldo Brandão acrescentou que a reforma é custeada com recursos do Fundo de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), orçada em cerca de 10 milhões de reais e com uma grande equipe empenhada para atender todas as exigências e prazos.
“A obra começou em janeiro deste ano e temos um efetivo de cerca de 50 pessoas trabalhando para concluir no tempo determinado”, falou.
O engenheiro Eduardo Araújo, da empresa DVL Engenharia, responsável pela obra do Fórum, falou que sua equipe está trabalhando para entregar o prédio concluído até dezembro. “Temos a previsão de entrega para o final do ano, e contando que a estação climática não atrapalhe, vamos correr para cumprir esse prazo”, prometeu.
Tourinho, Cláudia Lisboa, arquitetos e engenheiros acompanham visita às obras do prédio. Foto: Caio Loureiro
Obras em todo Poder Judiciário
A diretora adjunta de infraestrutura de obras e serviços (Dinfra), Cláudia Lisboa, falou do compromisso do departamento em atender as demandas da Presidência e acompanhar todas as reformas que estão acontecendo em todo o Poder Judiciário alagoano.
“Nós dividimos o estado em quatro regionais e essas regionais têm obra em todos eles. Hoje estamos com 15 obras em andamento. Então, como tem obra no Fórum da capital, também tem em Passo de Camaragibe, Matriz, Santana do Ipanema, Coruripe, Igreja Nova, Campo Alegre, Penedo, e vários outros municípios”, exemplificou.
Ela completou dizendo que o departamento está correndo para entregar tudo o presidente do TJAL determinou durante essa gestão.
Também participou da visita às obras a arquiteta Kelly Pepeu e outros representantes do Dinfra.
Dicom TJAL
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.