OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de abril de 2025

Notícias

09/07/2024 às 20:44

TJAL aplica provas para quase 250 inscritos na seleção para Juiz Leigo

Candidatos responderam questões de múltipla escolha e subjetivas. Carolina Amancio (Ascom/Esmal) Candidatos responderam questões de múltipla escolha e subjetivas. Carolina Amancio (Ascom/Esmal)

Quase 250 inscritos concorrem às 14 vagas oferecidas no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de Juiz Leigo do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). As provas foram aplicadas nesta terça-feira (9), na Uninassau, com a presença da comissão organizadora, que acompanhou o certame.

Os candidatos responderam 60 questões de múltipla escolha e uma prova escrita subjetiva. O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado até quinta-feira (11), no Diário de Justiça Eletrônico.

Segundo o juiz José Cícero Alves da Silva, presidente da comissão organizadora do certame, os juízes leigos têm uma função importante como auxiliares da Justiça porque oferecem suporte para a atividade judicante. “Esses profissionais atuarão na Turma Recursal e nos Juizados da Capital”, afirmou o magistrado.

Próximas etapas


Serão corrigidas a provas subjetivas dos candidatos que obtiverem as melhores classificações na prova escrita objetiva e que atingirem o mínimo de 60% de acertos, de acordo com os critérios estabelecidos no Edital.

Os aprovados fora do número de vagas comporão cadastro de reserva do Judiciário alagoano e serão convocados se houver necessidade da instituição. A remuneração dos profissionais contratados temporariamente será de três mil reais para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Para exercer a função de Juiz Leigo, é necessário comprovar, no momento da nomeação, mais de dois anos de experiência como advogado.

As datas das próximas fases da seleção serão informadas em Editais publicados nos próximos dias. Os candidatos aprovados também deverão participar de um curso de capacitação obrigatório na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

Comissão organizadora


O PSS é promovido pela Esmal com o apoio da Coordenação dos Juizados Especiais. A comissão organizadora do certame tem como membros os juízes Ricardo Jorge Cavalcante Lima, Geneir Marques de Carvalho Filho e André Luis Parízio Maia Paiva. Além deles, os servidores do TJAL Adalberto Correia de Lima Filho, Diego Ramon Omena Firmino, Renan Gustavo Ferro Gonzaga, Camila Barros dos Santos e Valeska Soares Emídio Cunha completam a comissão.

Carolina Amancio - Ascom/Esmal

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.