Na manhã desta sexta-feira (19), o juiz Bruno Massoud, titular da 3ª Vara da Comarca de Santana do Ipanema, proferiu uma palestra promovida pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), em alusão aos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Cerca de 80 estudantes do 9º ano da Escola Estadual Professor Edson dos Santos Bernardes participaram do evento.
O magistrado falou sobre os direitos e deveres assegurados pelo documento, por meio de uma dinâmica de perguntas e respostas em que o vencedor podia ganhar um bombom ou uma camiseta do Programa.
Na ocasião, Massoud enfatizou a importância do diálogo com os jovens acerca do papel do adolescente na formação da cidadania e do espírito democrático.
“Os alunos da escola foram muito interativos, participaram bastante, se interessaram pelo tema, fizeram várias perguntas, contribuíram muito com a palestra. Eu penso que a nossa missão realmente foi alcançada na transmissão de algumas ideias sobre as diretrizes do ECA, dos direitos e deveres ali propostos, de modo que eu penso que todos saímos ganhando com a palestra de hoje”, avaliou.
Judiciário e educação
Ele ainda atestou a efetividade do Programa Cidadania e Justiça nas Escola (PCJE) em articular um contato proveitoso entre o Poder Judiciário de Alagoas e as escolas públicas. “O programa é fundamental para que o Poder Judiciário não fique encastelado, que os juízes não estejam exclusivamente em suas unidades, resolvendo processos, mas que possam difundir os direitos, ter contato com a comunidade. É uma missão que amplia, que nos torna mais completos, que nos faz mais acessíveis. É um programa brilhante do Tribunal, vencedor de vários prêmios, do qual eu fico muito satisfeito de participar”, revelou.
"Com essa parceria, escola e alunos só têm a ganhar", disse diretora da escola. Foto: Filipe Norberto (Ascom/Esmal)
A Escola Estadual Edson Bernardes entrou recentemente na lista de escolas parceiras do PCJE em Maceió. A diretora do colégio, Márcia Luzia comentou sobre as oportunidades que vão ser exploradas através dessa colaboração a partir de agora.
“Tendo em vista a comunidade em que vivemos, que sofre com problemas como violência e tráfico, com essa parceria tanto a escola quanto os alunos só têm a ganhar. A curto prazo, a gente espera uma melhora na questão comportamental dos nossos meninos e nós podemos até escutar falas de um e outro querendo ingressar pela área de Direito. São sementes que estão sendo plantadas agora e serão colhidas lá na frente, graças ao programa”, comemorou.
Filipe Norberto – Ascom/Esmal
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.