OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 15 de janeiro de 2025

Notícias

29/07/2024 às 18:13

Prefeitura inicia ações da campanha Maceió Unida contra a Dengue

Mutirão visa sensibilizar a população sobre a importância de combater o Aedes aegypti Mutirão visa sensibilizar a população sobre a importância de combater o Aedes aegypti

A Prefeitura de Maceió iniciou, nesta segunda-feira (29), mais uma edição da campanha Maceió Unida Contra a Dengue. A iniciativa visa reforçar o combate ao Aedes aegypti, ao envolver a população para colaborar na redução da transmissão de doenças ocasionadas pelo mosquito como dengue, zika e chikungunya.

As ações serão intensificadas até o dia 2 de agosto com a execução de atividades de controle do mosquito Aedes aegypti nas residências, pontos comerciais, prédios públicos locais estratégicos para a proliferação de criadouros, como borracharias, ferros-velhos e galpões de reciclagem.

No primeiro dia de ação, nove agentes de controle de endemias estiveram em campo e iniciaram as atividades no Residencial Parque da Lagoa, no bairro Vergel do Lago.

No local, os agentes fizeram inspeções para identificar potenciais criadouros, borrifação, eliminação, tratamento e orientação à população. Ao todo, 182 imóveis foram trabalhados na região, 88 estavam fechados e 270 foram cadastrados.

Durante toda a semana, os profissionais vão percorrer os bairros prioritários, onde os últimos levantamentos epidemiológicos apontaram altos índices de infestação do mosquito transmissor e de casos de arboviroses nas últimas quatro semanas.



Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) também participa do mutirão de combate à dengue. Os fiscais realizaram uma operação em conjunto com diversos órgãos, de recolhimento de pneus em borracharias, ferros-velhos, floriculturas e terrenos baldios para prevenir e combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti e reduzir os casos de dengue, chikungunya e zika. A ação acontecerá, ainda, na próxima quarta-feira (31).

Todos os bairros de Maceió vão receber as ações da operação, contando com a participação de equipes da Visa com o apoio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Guarda Civil Municipal e Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes).

Epidemiologia


Agentes de Epidemiologia também deram início às atividades educativas sobre o combate ao Aedes aegypti com palestras nas salas de espera na Unidade de Saúde da Família (USF) Rosane Collor (Clima Bom), na Unidade de Referência em Saúde (URS) Roland Simon (Vergel do Lago), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra) e na UBS David Nasser (Ipioca).


As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria de Saúde de Maceió e contam com o suporte integrado de outros órgãos municipais para atividades como fiscalização de mercados públicos, remoção de entulhos e pneus, desobstrução de galerias, fiscalização de construções e imóveis abandonados, uso de drones para identificação de imóveis sem acesso, ações educativas nas comunidades e escolas e eliminação de criadouros em residências.

Ações de vacinação nas escolas

Este ano, a mobilização conta também com uma estratégia de vacinação contra a dengue para alunos da rede municipal de ensino, que estejam na faixa etária para a vacinação (10 a 14 anos) numa ação conjunta com a Secretaria de Educação de Maceió (Semed).


Os estudantes de diversas instituições serão levados até a unidade de saúde mais próxima de sua escola para que seja atualizada a situação vacinal. Para vacinar alunos de toda a rede pública municipal de ensino que esteja dentro da faixa etária, a mobilização se estende até outubro de 2024.

As crianças e adolescentes também contam com atividades lúdicas para incentivar e encorajar o momento da vacinação, promovidas pelas secretarias municipais da Juventude e Lazer e Cultura e Economia Criativa.

Fonte: Assessoria 

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.