OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 15 de janeiro de 2025

Notícias

30/07/2024 às 16:49

Sesau recebe representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para discutir equidade na saúde

O encontro foi marcado por uma roda de conversa com os membros dos Comitês Estaduais de Prevenção e Pósvenção do Suicídio e de Equidade no SUS de Alagoas. José Arnaldo / Ascom Sesau O encontro foi marcado por uma roda de conversa com os membros dos Comitês Estaduais de Prevenção e Pósvenção do Suicídio e de Equidade no SUS de Alagoas. José Arnaldo / Ascom Sesau

José Arnaldo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), segue discutindo e promovendo ações na temática da equidade de raça, gênero e etnia no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta terça-feira (30), por meio do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas, a Sesau recebeu representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) para discutir a equidade na saúde.

O encontro contou com a participação de membros dos Comitês Estaduais de Prevenção e Pósvenção do Suicídio e de Equidade no SUS de Alagoas. Com a temática “Escuta Ativa: Equidade em Pauta - Corpos Objetificados e Territórios Desracializados”, a roda de conversa contou com a presença do secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Eder Correia, da superintendente de Valorização de Pessoas da Sesau, Andréa Loureiro, e da gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde, Mayara Lopes.

“Ficamos felizes em receber, aqui na Sesau, a equipe de equidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que tem, junto ao Ministério da Saúde, a missão de apoiar os Estados na execução de ações do Programa Nacional de Equidade. Estamos unindo forças e ampliando as parcerias para que a rede pública estadual de Saúde torne-se, por meio do processo de Educação Permanente, um ambiente acolhedor e seguro”, celebra a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde, Mayara Lopes.

Mediado pela ativista Arísia Barros, do Instituto Raízes de Áfricas, a roda de conversa contou com a participação das representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz que atuam no apoio ao Programa Nacional de Equidade Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do SUS. Além de Camila Tavares de Sousa, coordenadora de projetos da Responsabilidade Social, participaram, ainda, Samara Kielmann, gerente de projetos de Responsabilidade Social, Taináh Mota, analista de projetos, e Lene Meneses, analista de projetos sênior.

“Alagoas foi o primeiro Estado do Brasil a implementar um Comitê de Equidade no SUS. Isso nos torna pioneiros e demonstra o nosso compromisso em promover ações para reduzir as iniquidades. Estamos realizando ações formativas e possibilitando parcerias para, não só ampliar o diálogo, mas também, identificar problemas e enfrentá-los, para um ambiente de trabalho humanizado e acolhedor”, explica o secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Eder Correia. A ação contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), Sesau, Instituto Raízes de Áfricas e o MS, por meio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Também contribuíram com a iniciativa, as equipes da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP) e os comitês estaduais, que contam com a atuação de outras Secretarias de Estado e instituições.



Ascom Sesau

Comentários

tce-triplica
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.