O Basquete Unifacisa iniciou na última segunda-feira (19), em Campina Grande (PB), sua preparação de olho nos compromissos da temporada 2024/2025. Antes do início com o trabalho com bola, porém, todo o grupo passou por uma extensa bateria de exames e testes físicos com o objetivo de avaliar fisicamente os atletas após o período de férias.
Para contribuir neste processo, o time do Jack contou com a contribuição do Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP), referência em tecnologia e inovação no Nordeste. Patrocinador oficial da equipe, a instituição disponibiliza toda a sua infraestrutura, composta por uma área construída de mais de 30.000 m² e equipamentos de alta tecnologia, para potencializar o período prévio da temporada.
De acordo com Diogo Vilar, médico do Basquete Unifacisa, contar com o auxílio tecnológico oferecido pelo hospital ajuda a estruturar uma preparação mais assertiva para este estágio inicial de trabalho. “A pré-temporada é a base do condicionamento físico que irá acompanhar o atleta durante todo período de competições. Dessa forma, é fundamental que a comissão técnica tenha as informações em mãos para a progressão das cargas das atividades, visando que o jogador permaneça no pico de performance durante a maior parte do calendário, sem correr riscos de lesões ou problemas musculares”, detalha.
A infraestrutura oferecida pelo HELP foi utilizada para uma bateria de exames realizados no início da semana, que incluem avaliação médica e clínica geral, avaliações cardiovasculares, além de exames de sangue e de imagem. Na visão de Vilar, dispor de todo esse apoio potencializa o período preparatório e, consequentemente, todo o restante da temporada. “É essencial que a gente conheça a saúde dos atletas, para não nos surpreendermos durante as competições, além de garantir um melhor controle sobre as cargas de esforço durante os treinos e jogos”, adiciona.
Suporte contínuo
Além de contribuir para a pré-temporada, o HELP é responsável ainda por oferecer todo o suporte médico para lesões e eventuais problemas enfrentados durante as competições. Este foi o caso, por exemplo, do pivô Gerson, que sofreu um rompimento total do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo logo na terceira rodada da temporada 2023/2024 do NBB.
Um dos principais destaques do Unifacisa, o atleta foi submetido a uma reconstrução ligamentar em dezembro e desfalcou o time do Jack durante todo o restante da liga nacional. Além do procedimento cirúrgico, o hospital foi a base de todo o período de recuperação do camisa 1, que destaca a importância da infraestrutura.
“Como atleta, sabendo que o decorrer da minha carreira estava dependendo daquele procedimento, fiquei muito mais tranquilo em ir para a mesa de cirurgia sabendo que estava em um local de excelência. Obviamente não queria passar por uma lesão desse nível, mas aconteceu e ter o HELP à disposição foi o melhor cenário que poderia sonhar”, destaca o pivô.
Totalmente recuperado, Gerson é uma das esperanças do Basquete Unifacisa para a temporada 2024/2025. Com vínculo renovado, o atleta entra para a sua quarta temporada pela equipe paraibana.
Fonte: Assessoria
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2025 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.